Relatório final psicologia escolar

Páginas: 9 (2050 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

















A VISÃO DO PROFESSOR FRENTE À ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

















JUNDIAÍ, SP

2012
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA





A VISÃO DO PROFESSOR FRENTE À ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLARRelatório de Pesquisa apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Psicologia Escolar do curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Dra. Andréia Arruda Guidetti.












JUNDIAÍ, SP

2012

SUMÁRIO



RESUMO 7

INTRODUÇÃO 4

1. Inserção da Psicologia na Educação 5

2. Metodologia 7

2.1 Instrumentos 7

2.2 Procedimentos 8

3. Resultados 84. Considerações Finais 10

Referências 11

ANEXOS 12






























RESUMO



O propósito deste estudo foi o de identificar a visão do professor frente à atuação do psicólogo escolar. O estudo foi realizado com sete professores, sendo 2 professores do ensino infantil; 2 professores do ensino fundamental; 2 professores do ensino médio eum professor do ensino superior, da rede pública e privada de ensino nas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista e Atibaia, no interior do estado de São Paulo. Para compreender a visão dos professores, foi aplicado um questionário estruturado com oito questões abertas, por meio eletrônico e face a face. Após a coleta dos dados, o material foi analisado e interpretado em uma perspectiva qualitativa econfrontado com o que diz a literatura acerca do papel do psicólogo escolar. Diante dos resultados obtidos nos questionários, foi identificado que o professor não tem muito claro o real papel/função do psicólogo escolar e não soube explicar a dimensão dessa atuação. Foi observado, também, que tais professores entendem como função do psicólogo um trabalho estritamente com alunos, em nenhum momentocitaram este trabalho como estando disponíveis para eles, professores, e a instituição de ensino como um todo. Estes resultados mostram que deve haver uma maior discussão acerca do papel do psicólogo escolar, tanto nas instituições de ensino, quanto na formação desses professores.



Palavras-chave: Psicologia escolar; Atuação do Psicólogo Escolar; Relação Psicologia-Educação.INTRODUÇÃO



Sabendo que a atuação do psicólogo no ambiente escolar ainda causa muita confusão sobre quais são suas atribuições, este trabalho buscou esclarecer a visão adequada sobre o papel deste confrontando-a com a visão existente entre os profissionais da educação. Embora bem definida a prática do psicólogo escolar, algumas ideias possuem um componentehistórico do repertório de ações clínicas onde, na praxe popular, alguns professores entendem que são ações de onipotência e de soluções mágicas, além de serem ações estritamente voltadas aos alunos. A articulação da Psicologia com a Educação oportunizou a emergência do psicólogo escolar, profissional que por muito tempo se caracterizou por classificar e ajustar, à escola, os alunos com dificuldadesescolares, aplicando o conhecimento psicológico ao contexto escolar. A partir de avanços teóricos e práticos relativos à Psicologia e de uma postura critica diante da atuação da área nas escolas, a relação Psicologia-Educação se modificou, configurando-se por interdependência de conhecimentos. Nesta nova configuração, a Psicologia Escolar passou a valorizar as relações e o contexto histórico no qualas dificuldades se instalam e, atualmente, caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica. A Psicologia Escolar tem, hoje, o desafio de ampliar seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Final Escolar
  • relatorio final de gestão escolar
  • Relatório Final Escolar
  • Relatorio de psicologia escolar
  • Relatório Final Psicologia do Cotidiano
  • Psicologia comunitaria relatorio final
  • Relatório final
  • relatorio de estagio de psicologia escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!