RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO I

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013




CURSO SERVIÇO SOCIAL













RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO I




















SALVADOR
2012















RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO I






















SALVADOR
2012


SUMÁRIO

1. ConsideraçõesIniciais------------------------------------------------------------------------4

2. Políticas sociais --------------------------------------------------------------------------------5

3. Caracterização do Campo de Estagio / Breve Histórico------------------------------6

4. As atribuições do Serviço Social no Lar Esperança dos Idosos--------------------7

5. Relato das atividades desenvolvidas noestagio---------------------------------------7

6. Considerações finais---------------------------------------------------------------------------9

7. Referências------------------------------------------------------------------------------------10












1. Considerações Iniciais
O presente relatório de estágio supervisionado tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos ePráticas Sociais / Abrigo - Lar Esperança dos Idosos, com o intuito de realização do estágio curricular do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio da Bahia – Fib. Na execução destas atividades buscou-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Conforme expresso na Lei n° 11788, 25/11/2008, “o estagio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinaçãodas diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso”. Ainda esclarece a lei o estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é para aprovação e obtenção de diploma. O estágio supervisionado é de suma importância, pois trás conhecimentos teóricos obtidos durante o curso, oferecendo a oportunidade para que os alunosem formação exercitem os princípios teóricos, éticos, políticos da profissão. O estágio supervisionado é um eixo articulador entre teoria e prática, portanto, a oportunidade para que o aluno entre em contato com a realidade profissional com todas as suas implicações e desafios em que irá atuar, para conhecê-la e para desenvolver as competências e habilidades necessárias à aplicação dosconhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.
Desta forma, este relatório está estruturado para abordar as políticas sociais do NEPSS e do Abrigo Lar Esperança dos Idosos, breve histórico destes, com as suas referidas caracterizações bem como a atuação do serviço social e o relato das atividades desenvolvidas em campo.













2. Políticas Sociais


Asações de NEPSS estão pautadas nas políticas sociais de Assistência Social, saúde e educação e de direitos específicos, crianças e adolescentes, idosos, e pessoas com deficiências. Como o estágio está sendo realizado no Abrigo – Lar Esperança dos Idosos as políticas sociais voltadas para este segmento da população são: PNI - Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, que tem como objetivoprincipal assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Portanto, pautado nestas diretrizes, que a instituição Abrigo - Lar Esperança dos Idosos tem como missão primordial, assegurar estes direitos sociais, na perspectiva de criar condições para a promoção da autonomia, integração da pessoa idosa eparticipação efetiva na sociedade.

O Serviço Social desempenha um papel muito importante onde tem plenas condições de intervir, conscientizar e mediar as várias expressões da questão social, com o objetivo de proporcionar o bem estar ao idoso e assegurar seus direitos sociais, empenhando-se para eliminar todas as formas de preconceito, incentivando o respeito humano, posicionando-se em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório final de estagio i
  • MODELO Relatorio FINAL Estagio I
  • Relatório Final
  • Relatório final estágio supervisionado i
  • Relatório Final de Estágio Básico I
  • Relatório Final
  • Relatório final
  • Relatorio final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!