Relatório final de pesquisa tema: a mídia como formadora de opinião

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: OFICINA DE PESQUISA
PROFESSORA: ROSE SERRA
ALUNAS: HANNAH OLIVEIRA COUTINHO
RAQUEL TRINDADE ANDRADE
VANESSA NASCIMENTO DA SILVA

Relatório final de Pesquisa
Tema: A mídia como formadora de opinião

Rio de Janeiro
Março/2009
INTRODUÇÃOO presente trabalho é produto da aula de oficina de pesquisa e foi construído em sala de aula.
O tema da pesquisa, “a mídia como formadora de opinião” foi pensado na tentativa de pesquisarmos uma situação do cotidiano, contudo sem perder o cunho crítico que pudemos exercitar ao longo de toda a nossa passagem pela Faculdade de Serviço Social.
Em conjunto, os alunos definiram todos ospontos importantes no que tange a construção de uma pesquisa e seu relatório
Temos como objeto do nosso trabalho a “influência da televisão na transformação dos valores”. Tomamos este objeto porque freqüentemente notamos que a televisão influencia a vida das pessoas, seja seu comportamento, forma de agir e pensar. E que assim, ao passar dos anos, os valores que tangem essa sociedade vão semodificando.
Nosso trabalho irá mostrar a influência da mídia na vida familiar, na construção de conceitos e na educação das crianças e adolescentes na forma como hoje a sociedade esta estruturada.

JUSTIFICATIVA

A mídia no mundo contemporâneo vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade.
Apesar de toda a precarização do trabalho, enxugamento do mercado de trabalho e salárioscada vez mais baixos em relação ao custo de vida, é difícil encontrar uma família que não possua pelo menos uma televisão.
Hoje a vida da grande maioria da população está ligada à televisão e ao produto que ela fornece.
Cada vez mais vemos famílias que só estão juntas quando há uma televisão para que possam assistir. O papel da mídia foi decisivo para que houvesse mudanças no estilo devida da população. Com o passar das décadas, o tempo livre passou a ser ocupado pela tv. Isso pode representar a falta de recursos para atividades fora do âmbito residencial e a tv se mostra como uma das únicas possibilidades de lazer da família.
Essa interpretação faz parte da realidade da maioria das famílias brasileiras. Cada vez mais os filhos estão passando grande parte do seu tempoassistindo televisão e sendo (re) educado por este veículo.
Além disso fundada em um modelo comercial, estruturada sobre um sistema de grandes redes, a TV aberta brasileira precisa vender para se sustentar e, nessa direção, se especializa. Vende no horário comercial e vende durante a programação. Vende produto, mas para garantir o Ibope, entreter e fidelizar o público, vende também idéias,valores e conceitos.   Sem as grandes figuras da televisão nossas percepções e comportamentos teriam perspectivas diferentes. Diante disso, percebemos que a TV está presente na vida da maioria das pessoas e pode exercer grande influência em todas elas. O que nos cabe, portanto a investigação de como essa influencia se dá.
Outro aspecto que cabe ressaltar é que diante do individualismo disseminadoda sociedade capitalista, o lugar do convívio social tem sido ocupado pela televisão, que por sua vez é entretenimento e fuga do cotidiano, este mais intensamente oprimido pelas adversidades próprias da sociedade capitalista contemporânea.
Nossa intenção neste trabalho é fomentar a reflexão acerca da mídia. O quanto ela esta presente no nosso cotidiano, o quanto nos influencia e que meiostemos para combatê-la.
Não podemos, contudo, abolir a televisão do nosso cotidiano, afinal, não a negamos enquanto meio de transmissão de informação, conhecimento e lazer. Questionamos a influência perigosa que a mídia pode ter na nossa vida, já que o que é veiculado atrela-se aos interesses dominantes, que molda uma programação dentre outras características, fragmentada e empobrecida. Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório final de pesquisa
  • Relatorio final pesquisa de mercado
  • Pré-projeto de pesquisa
  • Pesquisa de Opinião
  • Pesquisa de opinião
  • RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO TEMA INVESTIGADO: Narrativa
  • Pesquisa de Opiniao
  • pesquisa de opinião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!