Relatório final de farmácia

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DROGARIA
MAYARA FERREIRA JORGE
FRANCA - SÃO PAULO
2012
MAYARA FERREIRA JORGE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DROGARIA

Relatório de conclusão de estágio em Drogaria, supervisionado pela farmacêutica Adriana Quintão Barbosa e apresentado á UNIFRAN, como parte das exigências curriculares do curso de Farmácia.Orientador(a)

_______________________________________
Fernanda Faleiros de Almeida Oliveira

Franca – SP
2012

Agradeço à Farmacêutica Adriana Quintão Barbosa , pela boa vontade, amizade e pelo exemplo de profissionalismo em mostrar na prática tudo que foi estudado no período de estágio realizado em seu estabelecimento, possibilitando troca de experiências, o aprendizado de coisas novas e oaprimoramento de diversas habilidades, e assim contribuindo para minha formação profissional.
“Quando se está aprendendo, o professor atua apenas como uma agulha; o aluno é a linha. Como seu mentor, posso ajudá-lo, apontando-lhe a direção correta. Mas, como a agulha da linha, devo me separar de você no fim, porque a força, a fibra e a capacidade de juntar todas as partes devem ser suas.”(SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do tigre)

SUMÁRIO
Introdução
Objetivo
Atividade Desenvolvida
Treinamento nos Procedimentos Operacionais Padrão
Higienização do balcão e limpeza das prateleiras e área de circulação
Reposição dos produtos nas prateleiras
Compras
Recebimento e conferência de mercadorias
Balanço periódico do estoque
Aferição dapressão arterial
Conferência da prescrição e dispensação dos medicamentos
Dispensação de medicamentos sujeitos a controle especiais
Características do local de estagio
Discussão
Conclusão
Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em farmácia ou drogaria constitui uma etapa de fundamental importância, pois propicia ao aluno relacionar o conteúdoteórico com a prática da profissão farmacêutica, permitindo instrumentalizar-se para o exercício profissional. Além disso, permite ao futuro profissional adquirir visão crítica e abordagem sistêmica relacionada à profissão, visão do campo de trabalho, das relações humanas, da ética profissional, vivenciando a aplicação das ciências farmacêuticas na assistência ao paciente, sendo este o papelfundamental do farmacêutico (ULBRA, 2011).
A assistência farmacêutica é definida, por lei, como um conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos ou privados, desempenhados pelo farmacêutico ou sob sua supervisão (BRASIL, 2001).
Cabe lembrar que a assistência farmacêutica é o termo utilizadopela Política Nacional de Medicamentos que designa o grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade (BRASIL, 1999) e que, segundo o Código de Ética, é dever de o farmacêutico prestar a assistência farmacêutica (BRASIL, 2004).
Além da prestação da assistência farmacêutica, o farmacêutico possui outras responsabilidadese atribuições que são inerentes a profissão. Cabe ao farmacêutico zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia (BRASIL, 2004), estabelecendo o cumprimento da legislação pertinente ao estabelecimento (BRASIL, 1999).
O farmacêutico deve, também, avaliar a prescrição médica (BRASIL, 1999), aviando somente prescrições escritas a tinta, legíveis, contendo o nome do paciente, nome domedicamento, forma farmacêutica, posologia, apresentação, método de administração, duração do tratamento, data, assinatura do profissional, endereço do consultório e o número de inscrição no respectivo Conselho Profissional. Havendo necessidade, o farmacêutico deve entrar em contato com o prescritor para esclarecer eventuais problemas que tenha detectado (BRASIL, 2001).
O farmacêutico, ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório final farmacia hospitalar
  • Relatório Final do Módulo Farmácia Comunitária
  • Modelo Relatorio Final Farmacia Hospitalar
  • Relatório de Farmácia
  • Relatório Fármácia
  • relatorio farmacia
  • relatorio farmacia
  • Relatorio de farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!