Relatório final 1º encontro de professores de informática da rede municipal de juiz de fora/mg

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2012
Secretaria de Educação de Juiz de Fora
Departamento de Políticas de Formação

1º Encontro dos Professores de Informática da Rede Municipal de Juiz de Fora

RELATÓRIO FINAL

Prof. Thomaz Spartacus
Prof. ª Lubélia Barbosa
Prof. Rosilãna Dias
Prof. Paola Cordeiro Fernandes
Prof. Luiz Roberto Nascimento

O 1º Encontro dos Professores de Informática da Rede Municipal de Juiz de Fora,ocorrido no Centro de Formação do Professor, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1 de março de 2012, teve por objetivo apresentar e discutir a proposta de trabalho para as salas de
informática da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, bem como debater a concepção de aprendizagem que permeia esse trabalho.

Na abertura dos trabalhos a Secretária de Educação, professora Eleuza Barbosa, buscourefletir acerca da velocidade das informações no mundo globalizado e da necessidade de inserção de todos os alunos nesse processo através da escola. Ressaltou que a figura do professor de Informática na rede municipal deve ser a de um orientador e coordenador do trabalho com as Tecnologias da Informação e Educação (TIC) aplicadas à Educação. A secretária concentrou sua fala na busca pela integração daescola através deste profissional, podendo o professor de Informática promover a formação dos demais profissionais da escola na área das TIC. Tal perspectiva baseia-se na busca da otimização do espaço da sala de informática como um espaço vivo da escola, que pode e deve ser utilizado por todos os professores e não somente pelo professor de Informática da escola.

Após a abertura realizada pelaprofessora Eleuza Barbosa, a Supervisora de Pesquisa e Linguagem na Educação, Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes, fez um breve histórico acerca das formações no campo das TIC realizadas pelo Departamento de Políticas de Formação e apresentou os professores que compõem a equipe de formação da Secretaria de Educação.

Ainda no primeiro dia de atividades, foi apresentada a Proposta de Informática pararede municipal de Juiz de Fora pelo professor Thomaz Spartacus. O professor abriu sua fala explicando que a proposta apresentada foi construída, especialmente, a partir das discussões no Grupo de Estudos dos Professores de Informática nos anos de 2009, 2010 e 2011, refletindo, assim, o pensamento da maioria dos professores de Informática da rede. Esclareceu que tal documento ainda se encontra emconstante construção e que, neste ano de 2012, através do Grupo de Estudos, continuaremos a elaboração da proposta e, ainda, que o documento embasa-se em estudos de teóricos que atualmente também são referências indicadas pelo MEC.

No segundo momento do dia, os professores Lubélia Barbosa e Luiz Roberto Nascimento apresentaram o sistema operacional Linux Educacional 3.0 que está presente namaioria de nossas salas de Informática.

No segundo dia de trabalhos, a professora Jane Braga (Departamento de Ações Pedagógicas) trabalhou com o grupo algumas questões referentes ao planejamento e à necessidade de que o Projeto de Informática, bem como a sua efetivação, deva estar atrelado à proposta da escola explícita no Projeto Político-pedagógico. A professora mediou interessantes discussõescom o grupo, deixando-o bastante à vontade para interferir e dialogar. O trabalho culminou em uma dinâmica, proposta pela professora Jane, para demonstrar a necessidade do planejamento coletivo e, também, do trabalho neste mesmo aspecto, levando em conta a unidade da escola.

No terceiro dia, a equipe de formadores da Secretaria propôs uma técnica em grupos para refletir como o trabalho com asTIC nas escolas vem acontecendo, bem como analisar a aderência do projeto de Informática ao PPP da escola. Para tal trabalho solicitamos, no ato da inscrição e reforçamos o pedido no primeiro e segundo dias do evento, que os professores trouxessem o projeto de Informática da escola neste terceiro dia. Ao realizar a divisão dos grupos, a equipe de formadores solicitou aos professores que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório final de estágio para professor
  • Relatorio final técnico em informática
  • Relatório Final Estágio Informática
  • Relatório final técnico em informatica
  • A Problemátia da destinação final do RSU no município de Juiz de Fora
  • Práticas pedagógicas empreendedoras: experiências na rede municipal de juiz de fora
  • DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS COMO CAUSA DE AFASTAMENTO DO TRABALHO: um estudo de caso dos professores da rede pública municipal da...
  • Professor resiliente na rede municipal de vitoria da conquista-ba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!