Relatório físico química termoquímica

Páginas: 20 (4780 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2013
Licenciatura em Química - 4º Período

Relatório de aulas práticas de Físico-Química Experimental


2ª Aula Experimental:

Termoquímica





Mateus José dos Santos
Regiane das Dores de Carvalho
Renata Alves dosSantos

Barbacena, 17 de Agosto de 2011
Resumo

A energia é um assunto de grande importância nos meios científicos, mas também para a sociedade em geral. Os meios de transportes, o funcionamento de variados tipos de dispositivos, a manufatura de bens e muitas outras atividades humanas dependem da existência de fontes de energia e do conhecimento de como explorá-las.
Uma dasfontes energéticas mais importantes são os combustíveis, substâncias que, ao sofrer combustão, liberam energia que pode ser aproveitada para diversas finalidades. As reações que liberam calor são chamadas de exotérmicas, mas temos aquelas reações que absorvem calor denominadas endotérmicas.
O ramo da química que estuda o calor e os processos químicos é a termoquímica. Portanto, Termoquímica é aciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças de estado físico de uma substância.

Objetivos

* Comparar conceitos do senso comum com conceitos científicos estudados.
* Comprovar as leis da termodinâmica.


Introdução

Temperatura e Termômetros
Como podemos afirmar que um termômetro mede a temperatura de um corpo?Você deve ter notado que,por causa de um detalhe na sua fabricação, o termômetro clínico pode ser retirado do corpo da pessoa para efetuar a leitura, enquanto o termômetro de laboratório deve, durante a leitura, permanecer em contato com o sistema no qual estamos efetuando a medida. De qualquer forma, só podemos afirmar que a temperatura lida no termômetro é a mesma temperatura do sistema porque há uma transferência deenergia do sistema para o termômetro quando o primeiro está a uma temperatura mais alta, e do termômetro para o sistema na situação inversa. Essa transferência ocorre porque dois corpos, objetos ou sistemas em contato tendem a igualar suas temperaturas e atingir o estado de equilíbrio térmico. Nesse estado, há sempre transferência de energia do corpo, objeto ou sistema à maior temperatura para aqueleà menor temperatura. O princípio que está “por trás” do funcionamento dos termômetros é conhecido como a Lei Zero da Termodinâmica.
Esse princípio já contém algo que é estranho à nossa visão cotidiana dos fenômenos que envolvem calor e temperatura. Esse “algo estranho” é a ideia de que a transferência de calor sempre ocorre do corpo à maior temperatura para o corpo à menor temperatura. Afinal,estamos acostumados a dizer que colocamos uma pedra de gelo numa bebida para esfriar essa bebida. Essa maneira de falar sugere que o gelo transfere “frio” para a bebida. Em ciência, ao contrário do que fazemos na vida cotidiana, não admitimos a existência desses dois processos de transferência de energia - calor e frio -, mas apenas de um deles - o calor. Isso significa que a bebida se esfria porquetransfere energia para a pedra de gelo até que todo o sistema esteja a uma mesma temperatura.

Um pouco sobre termômetros
Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro a associar o fato de os materiais se expandirem quando aquecidos à possibilidade de efetuar uma medida do “quão quente” está um material. A partir disso, construiu o que se pode considerar o primeiro termômetro, por volta de 1592.O instrumento constituído por Galileu era simples e baseava-se na expansão do ar.
A maioria dos termômetros comuns que usamos atualmente não difere muito daqueles da época de Galileu. Basicamente, os termômetros comuns são constituídos por um bulbo de vidro contendo um líquido (usualmente álcool ou mercúrio) ligado a um longo tubo capilar cuja extremidade é selada após o ar ter sido retirado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisico quimica termoquimica
  • relatorio fisico quimica
  • Relatório de físico-química
  • Relatório de Físico Química
  • Relatorio fisico-quimica
  • Relatorio Fisico Quimica
  • Relatorio Fisico Quimica
  • Relatório de Físico-química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!