Relatório Física Experimental I

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
A movimentação, em um meio viscoso, de um corpo é influenciada pela ação de uma força viscosa, Fv, definida pela relação Fv = bv, (lei de Stokes). No caso de esferas pequenas emvelocidades baixas, Fv =6πηrv, sendo r o raio da esfera e η o coeficiente de viscosidade do meio. Quando densidade esfera > densidade liquido, se uma solta na superfície do mesmo, no instante inicial suavelocidade é zero, mas a força resultante acelera a esfera de maneira que sua velocidade aumenta, mas não uniformemente.A velocidade cresce com o tempo, mas atinge um valor limite, que ocorre quando astrês forças que atuam sobre a esfera (força viscosa, peso da esfera e o empuxo) se anularem, F resultante = 0. Obtêm-se a velocidade limite, vL:
vL = (2/9) [(ρ - ρ’)/η] g r² desenho das forças nabolinha
O experimento realizado tem como base soltar pequenas esferas metálicas em um fluido viscoso (glicerina) para assim comprovar a lei de Stokes.
A lei de Stokes recorre ao princípio deArquimedes para se justificar, o qual enunciado diz “qualquer corpo mergulhado em um fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluidodeslocado”.
A partir deste princípio é deduzida a equação do empuxo: , sendo V o volume do fluido deslocado.

Procedimento experimental
Materiais utilizados foram uma proveta com liquido(glicerina), cronômetro, régua, paquímetro, balança, imã, papel toalha e um cinco conjuntos de esferas metálicas. (colocar a massa delas)

Colocar os desenhos
Primeiramente a massa e o diâmetro de seisesferas de grupos foram medidas na balança e um paquímetro. Enquanto isso foi demarcada a distância (L) vertical que as esferas percorreram na proveta.
Após a medição, foram soltas separadamente as seisesferas de um mesmo a uma distancia fixa do tubo, cronometrando o respectivo tempo de cada para atravessar L.
Seguidamente, utilizando o imã com sua ponta revestida de papel toalha, as esferas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Fisica experimental I
  • Relatório Física Experimental I
  • Relatório I de Física Experimental
  • Relatório de física experimental i
  • física experimental I relatório 2
  • Relatório de Física Experimental I
  • Relatório de Física Experimental I: Eletrostática
  • Relatorio IV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!