Relatório Experimento Leis de Newton

Páginas: 21 (5152 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I - 5263




APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON PARA O MOVIMENTO



ACADÊMICOS: RA:
FELIPE GÂMBARO PEREIRA 88198
MATEUS CONSTANTINO 88468
RENATO SANTILI DEPES 88343
TURMA: 3 PROFESSORA: HATSUMI MUKAI


 
MARINGÁ – 2014
1. RESUMO
Esterelatório apresentará o estudo realizado sobre as Leis de Newton. Com ênfase na segunda lei, a qual foi estudada através de um sistema formado por duas massas, em que uma delas está suspensa por um fio que passa por uma roldana e fica preso a outra, que se trata de um móvel (“carrinho”) que se desloca sem atrito por um trilho de ar, cuja marca é Azeheb, com a precisão do cronômetro digital sendo de0,001s. Após as massas e a distância a ser percorrida pelo móvel serem aferidas, mensurou-se as medidas de tempo com tal cronômetro. Com estes resultados, foram obtidos o módulo da força resultante do sistema e a aceleração do mesmo. Após calcular esses últimos, foram confeccionados dois gráficos, um em papel milimetrado e outro em papel di-log, para uma melhor análise da proporcionalidade entre aforça resultante e a aceleração. Usando equações da literatura e valores dos gráficos, bem como as relações encontradas através desses, como a declividade da reta (m), foi realizada a identificação da constante de proporcionalidade (₵) entre as grandezas da força e da aceleração, obtendo assim, a equação que define a 2ª Lei de Newton. Em seguida, calcula-se o erro percentual da medida de ₵ encontradae, para ajustá-la, encontra-se ₵’, que é a constante de proporção de ₵ e M. Por fim, fazendo a análise desses resultados, percebe-se que as três Leis de Newton estão presentes durante todo o experimento. Quando o sistema sai da inércia ao aplica-la uma força, está relacionada a 1ª Lei de Newton. A força resultante ser dada pelo produto da massa total e da aceleração adquirida pelo sistema condizcom a 2ª Lei de Newton. Já para a tração dos fios, os quais possuem seus módulos anulados devido aos seus sentidos contrários, se relaciona com a 3ª Lei de Newton.‏

2. INTRODUÇÃO GERAL
Isaac Newton (1642-1727) foi um físico e matemático inglês, foi um dos cientistas mais brilhantes na história. Antes dos 30 anos, formulou os conceitos e leis bási­cos da mecânica, descobriu a lei da gravitaçãouniversal e inventou os métodos matemáticos do cálculo. Como consequência de suas teorias, Newton foi capaz de explicar os movimentos dos plane­tas, a subida e descida das marés, e muitas características especiais dos movimentos da Lua e da Terra. Ele também interpretou muitas observações fundamentais relativas à natureza da luz. Suas contribuições para as teorias físicas dominaram o pensamentocientífico por dois séculos e permanecem importantes hoje em dia.
Figura 1 – Sir Isaac Newton
Isaac Newton formulou teorias como a das cores sobre a refração da luz; princípios como o que trata da atração dos corpos; e as leis do movimento, objeto de estudo deste experimento.
Essas leis, baseadas em estudos experimentais do movimento de um corpo, são importantes sob dois aspectos.Em primeiro lugar, elas não podem ser deduzidas ou demonstradas a partir de outros princípios. Em segundo lugar, elas permitem nosso entendimento dos tipos mais comuns de movimento; elas são o fundamento da mecânica clássica (também conhecida como mecânica newtoniana).
Em nosso experimento a mecânica clássica funciona perfeitamente e, sendo assim, esse trabalho tem como objetivo determinar arelação entre aceleração e força resultante que atua em um sistema.

3. OBJETIVO(S)
3.1 Objetivo geral
-Aplicação das Leis de Newton.
3.2 Objetivos específicos
-Determinação da relação entre a aceleração e a força resultante que atua em um sistema via gráficos e aplicação da teoria de erros.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As Leis de Newton para o movimento abordam as interações entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXPERIMENTO Leis De Newton
  • Fisica Experimento Leis de Newton
  • Experimento da 1º lei de newton
  • Experimento 3
  • Experimento 2ª lei de newton
  • Experimento sobre leis de Newton
  • Relatório de experimento sobre a segunda lei ed newton e o mruv
  • EXPERIMENTO 9: LEI DE RESFRIMAENTO DE NEWTON

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!