relatório experimental

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1-Introdução
Iniciou-se a primeira prática, que foi a de CRF, reforço contínuo, onde foi necessário aplicar o método de aproximações sucessivas para que o rato condicionasse o comportamento de pressionar a barra, para iniciar a prática de reforçamento contínuo.
A segunda prática foi a de extinção, realizada para observar os comportamentos do sujeito quando este se encontra extinto dereforços. A terceira foi à prática de refortalecimento dos comportamentos até então não mais reforçados, a fim de obter o mesmo resultado de pressão à barra.
O experimento I é o de CRF, também conhecido com reforço contínuo que prevê o fortalecimento de um determinado comportamento por meio de um reforço positivo. Esse método de fazer o sujeito evoluir seu comportamento gradativamente é chamado de métodode aproximações sucessivas, que pode ser descrito como um procedimento que envolve reforçamento positivo de resposta que, a princípio, se assemelham ao comportamento terminal pré-estabelecido, neste caso é o comportamento de pressionar a barra.
Ao decorrer das etapas, as respostas que se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal são, sucessivamente, condicionadas até que o própriocomportamento terminal seja condicionado. Já a prática da extinção, classificada aqui como experimento II, consiste no procedimento de diminuir a freqüência de resposta de comportamento, ou seja, é retirado o reforço dado para uma resposta condicionada, no caso quando a barra é pressionada, e o sujeito obtinha reforço, no caso a gota da água, agora não mais receberá o reforço ao responder com ocomportamento terminal, o que acaba gerando essa diminuição gradual da frequência.
Diante deste processo, deve-se considerar que a extinção se difere do esquecimento, pois este procedimento consiste em eliminar a possibilidade que uma resposta ocorra por certo período de tempo depois que foi condicionada. Enquanto na extinção, o reforço não é dado, porém, permite-se a resposta. O experimento IIIbasicamente consiste no refortalecimento do comportamento anteriormente extinto pela prática anterior, retomando o experimento I (CRF).
2- Objetivo
Experimento I (modelagem da resposta de pressão a barra)
O experimento de modelagem e reforço contínuo (CRF) tem como objetivo condicionar o rato a pressionar a barra que está dentro da caixa de Skinner (caixa experimental) por meio de reforçamento de umaclasse de respostas que será mudada gradualmente, de forma que ela incida sobre a reposta desejada, no caso modelar o comportamento até que o animal se comporte pressionando a barra de respostas.
Experimento II (extinção da resposta de pressão à barra)
Esse experimento tem como objetivo, por meio de um procedimento oposto ao de reforçamento, confirmar que o que mantém o comportamento de pressãoà barra é a consequência, no caso o reforço positivo.
Experimento III (refortalecimento da resposta de pressão à barra)
O objetivo aqui é fazer com que o rato, volte a realizar o comportamento do experimento I de pressão a barra, fortalecendo novamente resposta que se encontra em processo de extinção, pois durante o experimento III, a resposta não foi conseqüenciada pela apresentação de água.
3Metodologia
3.1 Sujeito
O sujeito experimental a ser utilizado no laboratório de Psicologia, na sala de Análise Experimental do Comportamento, é um rato albino da raça "Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar.
Trata-se um rato adulto jovem macho, com idade aproximada de três meses. O sujeito experimental é criado em um biotério. Diversos animais desta  ordem  e tipo serão, portanto utilizadospara efeitos de ensino/aprendizagem em cada semestre.
3.2 Materiais Utilizados
Caixa de armazenamento
Lugar onde o rato fica enquanto não há experimentos, que fica alojada no biotério. Possui 17 cm de altura, 33 cm de largura e 39 cm de comprimento.
Caixa de transporte
Utilizada para transportar o sujeito da caixa de armazenamento para a caixa experimental, com as medidas de 12 cm de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório experimental
  • Relatorio experimental
  • Relatório experimental
  • relatorio de experimental
  • Relatorio Experimental
  • relatorio experimental
  • Relatório Experimental
  • Relatorio Experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!