Relatório estequiometria

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
ufrpe- Universidade federal rual de pernambuco |
Relatório Laboratorial de Química |
Estequiometria |
Cibely NevesHugo BandeiraIzabel CristinaPedro HenriqueRenato Vieira |
|
|

2013 |

Curso: Agronomia 2012.2
Disciplina: Química
Prof.: André F. Lavorante
Turma: SA3

OBJETIVO

Reconhecer a existência de proporções fixas e definidas entre as quantidades de reagentes nasreações químicas.

MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

* 01 Estante de tubo de ensaio;
* 05 Tubos de ensaio;
* 01 Béquer;
* 01 Placa de toque;
* 07 Conta-gotas;
* Iodeto de Potássio 0,1M;
* Nitrato de Chumbo 0,1M;
* Água;



2
PROCEDIMENTOS E OBSERVAÇÕES

Numeraram-se cinco tubos de ensaio limpos e secos de 1 a 5. Adicionou-se 40 gotas da solução deiodeto de potássio em cada um dos tubos numerados com auxílio do conta-gotas.
A seguir em cada tubo de ensaio adicionou-se a solução de nitrato de potássio. No tubo de ensaio 1 adicionou-se 5 gotas de nitrato de potássio e mais 35 gotas de água, no tubo de ensaio 2 adicionou-se 10 gotas de nitrato de potássio e mais 30 gotas de água, no tubo e ensaio 3 adicionou-se 20 gotas de nitrato de potássioe mais 20 gotas de água, no tubo de ensaio 4 adicionou-se 30 gotas de nitrato de potássio e mais 10 gotas de água, no tubo de ensaio 5 adicionou-se 40 gotas de nitrato de potássio.
Após os reagentes adicionados nos tubos de ensaio, levou-se para centrifugá-los por 30s. Observou-se que após a centrifugação ocorreu à precipitação do produto formado, o sal iodeto de chumbo, que possui formato depequenos cristais de coloração amarela.
Coletaram-se duas gotas da solução formada com auxílio do conta-gotas de cada tubo de ensaio e foram transferidas para a placa de toque. Adicionaram-se duas gotas de solução de nitrato de chumbo sobre as soluções contidas nos orifícios numerados de 1 a 5 na placa de toque. Observou-se que os orifícios 1 e 2 ocorreu uma nova precipitação nas soluçõescontidas na placa, já nos orifícios 3, 4 e 5 não ocorreu nenhuma mudança visível na reação.
Após o procedimento acima realizado, coletaram-se mais duas gotas da solução com auxílio do conta-gotas de cada tubo de ensaio e foram transferidas para a placa de toque. Adicionaram-se duas gotas da solução de iodeto de potássio sobre as soluções contidas nos orifícios numerados de 1 a 5 na placa de toque.Observou-se que os orifícios 1, 2 e 3 não ocorreu nenhuma mudança visível, já nos orifícios 4 e 5 ocorreu uma nova precipitação nas soluções contidas na placa.

3
DISCUSSÕES

Com base nas duas leis que norteiam a estequiometria, as reações formadas mostram que a equação balanceada das reações acima é:
2KI + Pb(NO3)2 -> PbI2 + 2K(NO3)2
Nos tubos de ensaio adicionaram-se quantidades dereagentes diferentes em cada tubo. Com isso as reações obtiveram resultados diferentes, pois a falta e o excesso das quantidades de soluções nas reações mostram a diferença.
Após adicionar nitrato de chumbo nas soluções da placa de toque observou-se que:
* Só ocorreu precipitação quando adicionou-se nitrato de chumbo nos orifícios 1 e 2 por que faltou o regente nitrato de chumbo paraequilibrar a equação;

* Já o orifício 3 não ocorreu nenhuma reação visível por que esta amostra é a da equação equilibrada, no caso mesmo adicionando o nitrato de chumbo em solução não acontece nada, pois todo iodeto de potássio e nitrato de chumbo na solução já tinha sido reagido;

* Nos orifícios 4 e 5 não acontece nenhuma reação visível pois a solução está com excesso de solução denitrato de chumbo em sua composição e mesmo adicionando mais nitrato de chumbo não ocorre precipitação pois todo iodeto de potássio já foi utilizado na reação;

Quando adicionou-se iodeto de potássio nas soluções sobrenadantes contidas nos orifícios observou-se que:

* Nos orifícios 1 e 2 não ocorreu nenhuma reação visível pois a solução já continha excesso de iodeto de potássio, a reação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estequiometria relatorio
  • Relatório de Estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio de estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • Estequiometria Relatorio
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!