Relatório estágio em saúde pública

Páginas: 13 (3062 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
1. Introdução

“Passamos a idéia de que a pessoa não tem saúde porque não querem, porque não se esforçam, porque não tem vontade de ter saúde. As pessoas que trabalham com educação em saúde muitas vezes acham que uma grande parte da população tem problemas porque é ignorante. (...) Faltam condições de viver e saúde para a maioria da população brasileira, não porque ela ou eu nos descuidamos,mas porque as autoridades não usam o dinheiro público de acordo com nossos interesses.” (Minayo, 1987: 22-27)
As políticas de saúde, enquanto ações objetivas sob responsabilidade do Estado começaram a existir no Brasil somente no início do século XX (FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2008).

Em 1946, a nova Constituição Federalincorporou a assistência sanitária à estrutura da Previdência Social, caracterizando a assistência médico-hospitalar como uma atribuição previdenciária. (FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2008).

As décadas de 1950 a 1960 se caracterizam, em nosso país, pela tentativa do governo criar um desenvolvimento econômico industrial moderno. Aspolíticas de saúde dessa época mostram o que costumamos chamar de dicotomia, isto é, uma separação da saúde em duas: de um lado a saúde pública, de outro a atenção médica individual (FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2008).

Em 1983 foram implantadas as Ações Integradas de Saúde (AIS) com objetivo de criar uma rede pública unificadacom vistas a promover a descentralização e a universalização da atenção à saúde. Em 1987 foi criado o Sistema Único e Descentralizado de Saúde (SUDS), que teve como principais objetivos a universalização da assistência, a integridade dos cuidados assistenciais, a integração dos serviços de saúde, entre outros. (FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano doSul: Yendis, 2008).
Porém, somente em 1988 a Oitava Conferência Nacional de Saúde, sem dúvida foi um marco, uma vez que teve como objetivo discutir a reforma sanitária a ser implantada pelo governo. O relatório dessa conferência já trouxe em seu texto a saúde como um direito de todo cidadão a ser garantido pelo Estado. É no capítulo “Saúde” da Constituição Federal também de 1988 que fica criado oSistema Único de Saúde, o SUS, até os dias atuais (FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2008).

A ação do profissional nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo reconhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias e das ferramentas de ação em saúde coletiva. Sua atual inserção nessenível de atenção à saúde ainda está longe do recomendado e do necessário para lidar com a realidade epidemiológica nacional. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria número 648, 30 de março de 1999. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília DF, 2006).

Algumas ações de alimentação e nutrição, no âmbito municipal, já fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora aindaimplementadas de maneira fragmentada e não universal. Dentre essas ações, estão incluídos o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno, a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN), programas de suplementação medicamentosa e micronutrientes (ferro, ácido fólico e vitaminas A), o cuidado nutricional em programas de saúde para grupos populacionais específicos (risco nutricional,hipertensos, diabéticos, entre outros) e o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria número 648, 30 de março de 1999. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília DF, 2006).

No estágio em saúde pública, que é realizado nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), é possível vivenciar de forma bastante transparente, as principais dificuldades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório estágio em saúde pública
  • Relatorio de estagio saude publica
  • Relatorio de estagio em saude publica
  • Relatório de Estágio em Saúde Pública
  • Relatório de estágio supervisionado em saúde pública
  • Relatório de Estagio Supervisionado em Saúde publica
  • relatório final de estagio em saude publica
  • Relatorio do estagio supervisionado de enfermahem em unidade de saude publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!