Relatório estágio em nutrição social

Páginas: 19 (4543 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO
No dia 06 de janeiro de 2013, nós acadêmicas do curso de nutrição Dheysse Lima, Izis Oliveira, e Sergiane Silva demos inicio ao Estágio Supervisionado em Nutrição Social I, tendo como supervisores professora Msc. Marduce Marques e professora Msc. Kemilla Rebelo. Com carga horaria de 165 horas, o mesmo ocorreu na Universidade Federal do Amazonas – Instituto de Saúde e Biotecnologia– ISB, bloco 03 no Laboratório de Técnica e Dietética, sala 04 onde foram realizadas atividades como realização de cálculos nutricionais, elaboração de fichas técnicas e treinamento das merendeiras das escolas municipais selecionadas pelos supervisores.
A instituição ao qual o nosso grupo ficou foi á creche Amélia Aires da Silva localizada na Rua: Raimundo Vaz de Almeida Bairro urucu s/n, nomunicípio de Coari. Mantida pelo governo municipal a creche atende comunidade há 10 anos, quando iniciaram suas atividades no dia 28 de fevereiro de 2004, tendo como sua primeira gestora Elizangela Guedes da Silva, durante a gestão do Prefeito Manoel Adail Amaral Pinheiro e Jurandy Ayres da Silva. Funcionando nos períodos matutinos e vespertino, hoje atende 259 alunos regularmente matriculados e sãocrianças do maternal (3 anos) tendo como atual gestora a senhora Maria Elisomar Brasil de Souza, e a colaboração de 73 funcionários, sendo as merendeiras apenas 8 que dividem-se entre os turnos da manhã e tarde. Apesar de a escola está localizada em um bairro que possui uma boa infraestrutura, dispondo de comércios, ruas pavimentadas, e acesso ao centro da cidade, os alunos caracterizam-se por seremde famílias predominantemente pertencentes à classe média baixa que necessitam de atenção ao suporte nutricional oferecido.
A prática do nutricionista está balizada por princípios e diretrizes reguladoras do PNAE, programa educacional integrante da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. No entanto, a política deve representar balizamento e não fronteira de atuação desteprofissional.
Em geral, há um entendimento que o nutricionista na escola apenas faz o planejamento e a produção de refeições. Entretanto, há muitas outras atividades que devem ser desenvolvidas, como as práticas educativas com os pais, funcionários da escola e os alunos, fazendo uma associação entre a educação, saúde e a nutrição. O nutricionista é o profissional habilitado que assume o planejamento,coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição, dentro da secretaria (municipal, estadual e distrital) de educação quanto à alimentação escolar. Como responsável técnico do PNAE deve promover articulação estruturante com a área da educação (Entidade Executora) – os saberes da saúde com os saberes educacionais. Dessa maneira, constitui-se a escola como um ambiente para apromoção da saúde e da educação.
Segundo a Resolução Conselho Federal de Nutricionistas – CFN nº 465/2010, Artigo 3º, compete ao nutricionista exercer as seguintes atividades obrigatórias âmbito do PNAE: Realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos escolares da educação pública; Estimular a identificação de escolares com necessidades nutricionais específicas; Planejar,elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar; Propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar; Elaborar fichas técnicas das preparações que compõem o cardápio; Planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos; Planejar, coordenar e supervisionar a aplicação de teste deaceitabilidade quando se fizer necessário e Elaborar e programar o Manual de Boas Práticas para serviço de alimentação de fabricação e controle para UAN.
O público alvo atingido para o cardápio sugerido são os alunos da Creche Amélia Aires da Silva, que engloba crianças entre 0 e 6, constituindo um grupo que apresenta elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos fatores que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio estagio nutriçao social
  • Relatório de estágio em nutrição social
  • Relatorio estágio nutrição social
  • Relatorio de fim de estagio de nutrição social
  • Relatório de Estágio Supervisionado em Nutrição Social
  • relatorio de estagio tec em nutriçao
  • Relatório de estágio técnico em nutrição
  • Relatório de estagio de nutrição coletividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!