Relatório escolar

Páginas: 13 (3032 palavras) Publicado: 9 de janeiro de 2013
INTRODUÇÃO

Pensar a escola como instituição formadora, remete a grande responsabilização de uma instituição que tem em seu seio a possibilidade de desenvolver sujeitos de autonomia. Tal escola possui papel importante na construção social do sujeito, o que atravessa toda uma perspectiva de construção subjetiva deste. Diante disso, tal importância traz a necessidade de uma reflexão críticaacerca do papel da escola no laço social contemporâneo, voltando-se para uma trama onde situam-se sociedade, família, cultura e educação.
É nesta busca necessária de reflexão acerca da escola/educação que se encontra a ideologia e as ferramentas de atuação da Psicologia enquanto área de um saber intimamente ligado aos sujeitos e relações que estes estabelecem. Nesta perspectiva, o campo escolarreflete o cerne de construção iniciais de tais relações, o que possibilita a entrada de uma Psicologia denominada escolar, sendo que esta coloca-se como intervenção possível na busca de uma humanização da educação, se inserindo no âmbito escolar na intenção de trabalhar com a escola em toda sua complexidade e amplitude, ou seja, nas relações de professores, alunos, equipe diretiva, funcionários,família e comunidade.
O presente trabalho busca relatar a experiência desenvolvida com a comunidade escolar do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, "Luizinho de Grandi" contemplando as turmas dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental da instituição, bem como seus professores, familiares e equipe diretiva desta. Pretendeu-se com o mesmo, desenvolver espaços de convivência e reflexão,viabilizando a comunicação interpessoal entre alguns dos diversos atores existentes no ambiente escolar.
Num primeiro momento, foram feitas visitas no local para compreender quais as principais dificuldades enfrentadas por esses indivíduos no que tange à Psicologia. Os alunos e professores foram observados em sala de aula, na pracinha e no lanche. Os pais, por sua vez, foram convidados aparticipar de um grupo semanal para expor as principais dificuldades que enfrentam no processo de aprendizagem de seus filhos, bem como no trato com a escola. Também foram realizadas visitas domiciliares quando foi identificada a necessidade de se compreender um pouco mais da realidade do aluno em questão, afim de conhece-lo mais profundamente e assim melhor auxiliá-lo no seu processo de aprendizagem.Juntamente com tais atividades, foram desenvolvidas diferentes estratégias de ação para lidar com esses diferentes grupos, sendo que, com os alunos, foram desenvolvidas atividades de desenho, filmes e dinâmicas em sala de aula, com os professores a intervenção se deu junto às reuniões pedagógicas e com os pais o contato foi feito a partir de grupos de discussão, bem como através de visitardomiciliares.
Acredita-se que o desenvolvimento do presente trabalho foi importante porque nas escolas contemporâneas ainda há uma dificuldade em acolher a diversidade dos sujeitos que ali convivem. Dessa forma, o psicólogo escolar pode atuar de maneira a auxiliar os alunos, pais, professores e equipe gestora a perceberem essas singularidades através de um olhar diferenciado.
O objetivo de talexperiência foi a promoção de um espaço de vivência e reflexão através do Psicólogo inserido no ambiente escolar em que alunos, professores, equipe gestora e pais pudessem repensar o desenvolvimento global dos alunos e a educação humanizadora. Além disso, intervenções foram propostas em que o psicólogo escolar buscou dar conta da realidade observada; foram desenvolvidas tarefas aos alunos visandoexplorar o seu potencial criativo e a interação; participou-se das reuniões pedagógicas semanais com o intuito de compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores, buscando contribuir para a qualificação do processo escolar; foram desenvolvidos grupos com pais, afim de que estes pudessem problematizar questões relacionadas aos seus filhos e à escola, promovendo assim um espaço de diálogo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio escolar
  • Relatorio escolar
  • Relatório escolar
  • Relatório Escolar
  • Relatório escolar
  • Relatório escolar
  • Relatório escolar
  • RELATÓRIOS AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!