Relatório Equilíbrio Térmico - Mecânica dos Fluidos

Páginas: 14 (3345 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA
Bruno Gabriel Figueiredo Horta Pereira – 25016
Jully Mara Graciano – 24235
Matheus Souza Pimentel – 25648
Raiki Marques Araujo Barreto – 25068
















Equilíbrio Térmico e Calor Específico

Nºda prática: 2

BAC014 – Mecânica dos Fluidos
Orientador: Rogério Brito



















Itabira/2013UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA
EQUILÍBRIO TÉRMICO E CALOR ESPECÍFICO


















Equilíbrio Térmico e Calor Específico


Unifei – campus Itabira – Relatório técnico
20/09/2013 (data de entrega)
Relatório prático de Fluidos – BAC014
Orientador: Rogério Brito





Bruno Gabriel Figueiredo Horta Pereira – 25016
Jully Mara Graciano – 24235Matheus Souza Pimentel – 25648
Raiki Marques Araujo Barreto – 25068











Itabira/2013
SUMÁRIO



Sumário



1 – INTRODUÇÃO

O equilíbrio térmico define que dois ou mais corpos que apresentam temperaturas diferentes e estejam fazendo troca de calor entre si, tendem a chegar a uma mesma temperatura. O calor tende a fluir do corpo de maior temperatura para o de menortemperatura até que se estabeleça o equilíbrio térmico.
A partir disso foi definida a Lei Zero da Termodinâmica, que apresenta a seguinte definição: se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico e entrarem em contato com um terceiro corpo, todos estarão em equilíbrio térmico entre si.
Logo, se torna possível fazer medições de temperaturas de determinados corpos. O terceiro corpo posto em equilíbriopara se determinar medidas de temperaturas é usualmente um termômetro.
O calor específico é a quantidade de calor que cada grama de uma determinada substância necessita para variar a sua temperatura em 1 ºC. Sendo assim, quanto menor o seu calor específico, mais fácil será para a substância variar a sua temperatura, sendo que o calor específico não depende da quantidade da substância que foiutilizada durante a experiência.
Para a obtenção do calor específico utiliza-se um calorímetro, que se trata de um equipamento dotado de um recipiente fechado com função de dificultar a troca de calor entre o meio interno com o ambiente em sua volta.
Nessa prática tem-se a expectativa de analisar e definir calores específicos de determinados materiais e observar a aplicação da Lei Zero daTermodinâmica durante os experimentos.


2 – OBJETIVO

Comprovar a lei da zero termodinâmica que dois corpos em equilíbrio com um terceiro estão em equilíbrio entre si e através disso calcular o calor específico do objeto.


3 – RELAÇÃO COM A ENGENHARIA

O conceito de equilíbrio térmico em conjunto com a Lei Zero da Termodinâmica contribui em situações em que é preciso medir a temperatura dedeterminado corpo ou substância sem a necessidade de separá-lo do meio em que está envolvido. Basta verificar que os corpos do meio estão em equilíbrio térmico e com o auxílio de um terceiro corpo, usualmente um termômetro, efetuar a medição da temperatura desejada. Em indústrias situações como essa são constantes em análises de materiais variados.
Quando existe o interesse de tornar um material emequilíbrio térmico com os demais em seu meio, a Lei Zero da Termodinâmica mais uma vez é útil. Como em processos de pasteurização do leite, que consiste em aquecê-lo a grandes temperaturas e em seguida resfria-lo. Para isso há transferência de calor do meio para o leito e vice-versa durante o processo.
Conhecimentos em relação ao Calor Específico e Capacidade Térmica de materiais, são úteis no usode barras metálicas em determinadas construções civis, onde a escolha do melhor material pode ser feita levando em consideração o meio ambiente e os calores a que estarão submetidos, evitando assim, dilatações ou compressões que acarretarão problemas de estruturas da obra civil ao longo do tempo, como por exemplo, num prédio.
Conhecendo valores de calor específico de uma determinada substância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Equilibrio Termico
  • Relatorio Mecanica dos Fluidos
  • Relatório mecânica dos fluidos
  • RELATÓRIO DE mECÂNICA DOS fLUIDOS
  • relatório mecânica dos fluidos
  • Relatorio de mecanica dos fluidos
  • Relatório de Mecânica dos Fluidos
  • Relatorio de mecanica dos fluidos- unifor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!