Relatório ensaio de traçao

Páginas: 9 (2072 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
RELATÓRIO PRÁTICA DE LABORATÓRIO

ENSAIO DE TRAÇÃO


















Ensaio de Tração


1. Objetivo

Conduzir os alunos de engenharia que estão cursando disciplinas relacionadas às ciências dos materiais à execução de ensaio de resistência mecânica através da submissão de corpo de prova a um carregamento uniaxial de tração utilizando equipamento adequado para tal einterpretação dos resultados do ensaio. As propriedades mecânicas dos materiais que podem ser obtidas através deste ensaio e que devem ser interpretadas e entendidas pelos alunos por meio dos resultados do ensaio são: Módulo de elasticidade, Resiliência, Limite de escoamento, Ductilidade, Limite de resistência à tração, Tensão de ruptura e tenacidade. Esta prática tem ainda o objetivo específicoque é a preparação dos alunos quanto ao método de configuração dos parâmetros do equipamento para realização do ensaio de tração.

2. Equipamento

O equipamento disponível no laboratório de mecânica do campus da UNIPAC em Conselheiro Lafaiete é uma máquina Emic DL10000 equipada com acessórios para fixação e realização de ensaios de tração em corpos de prova de seção reta ou circular;acessórios para realização de ensaios de compressão; acessórios para ensaio de dobramento e acessórios para o acompanhamento da deformação do corpo de prova (extensômetros). Além de um computador conectado ao equipamento com software de controle para configuração e controle de execução do ensaio (Figura ao lado).

3. Corpo de Prova

Neste roteiro é descrito somente características de corpos de provapara realização de ensaios de tração em metais. Mas o equipamento possui recursos para realização de ensaios de compressão também. Ensaio este comumente utilizado para verificação de propriedades mecânicas de materiais cerâmicos.
Para realização de ensaios de tração em materiais metálicos deve ser considerada a norma ASTM E 8. Os itens 6.2 e 6.4 desta norma apresentam os detalhes paraconstrução de corpos de prova de seção retangular e seção circular (figura 02) respectivamente no que diz respeito às dimensões. Além da importância dada à geometria do corpo de prova, a norma deve ser utilizada para esclarecimentos quanto aos efeitos dos parâmetros do ensaio nos resultados.

[pic] [pic]
a) (b)
Figura 02: Formade corpos de prova para ensaios de tração (a) seção retangular e (b) seção circular.
Fonte: ASTM E 8.

A figura 02 ilustra a geometria dos corpos de prova para ensaio de tração, para mais detalhes das dimensões dos corpos de prova é preciso consultar a norma especificada.

4. Etapas para realização do ensaio

1. Configuração de acessórios
Antes de ligar o equipamento é precisoverificar se os dispositivos de fixação do corpo de prova são compatíveis com o corpo de prova a ser utilizado. Se não são, é necessário realizar a desmontagem do conjunto de garras do equipamento e a posterior montagem do conjunto compatível com o corpo de prova. Lembrando que todas as etapas devem ser acompanhadas pelo técnico do laboratório e ou pelo professor, mas nesta etapa é importanteressaltar o risco de queda de peças com consequente acidente das pessoas envolvidas.

2. Acionamento do equipamento
Em seguida o equipamento deve ser ligado através das chaves de energia da máquina de ensaios propriamente dita e do controlador localizado no equipamento. Ligar também o microcomputador que controla o equipamento e acessar o software TESC.
Além do software TESC será abertoautomaticamente o software VIRMAQ. Este segundo software é responsável pela interação entre o software TESC e o equipamento, nenhum parâmetro será visualizado ou configurado diretamente nele, assim sua janela deve ser minimizada e a janela do software TESC maximizada para melhor visualização.


3. Fixação do corpo de prova no equipamento
O equipamento pode ser controlado através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio ensaio de tração
  • RELATÓRIO ENSAIO DE TRAÇÃO ENSAIO DE COMPRESSÃO
  • Relatorio do ensaio de tração.
  • Relatório Ensaio de Tração
  • Ensaio de tração (relatório)
  • Relatório Ensaio de tração
  • Modelo de Relatório Ensaio de Tração
  • Relatorio de ensaio de tração em polimero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!