relatório engenharia de processos

Páginas: 9 (2013 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia Química












Engenharia Química:
uma Engenharia de Processos

















Nome: Gabrieli da Silva Souza
Professora: Augusta Maria P. Schuch
Disciplina: Introdução à Engenharia Química (DEQ – 1004)










Santa Maria,fevereiro de 2013..
Introdução
A Engenharia Química é uma profissão voltada aos tempos atuais, em que a inovação e a melhoria constante de processos e produtos são de fundamental importância para a sobrevivência das organizações. O engenheiro químico influencia diretamente o processo das indústrias, por isso deve atuar com responsabilidade e encontrar um caminho que preserve os resultados daempresa, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente.

























Processos Industriais

Os Processos Industriais são procedimentos que envolvem passos químicos ou mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens, geralmente em uma considerável escala.
Este tipo de processo é economicamente praticável de ser usado em grandes quantidades pelasociedade em comparação com os processos mais artesanais, ou seja, a produção é feita com materiais mais baratos, tornando-o, praticamente, uma "commodity".
A produção de um material específico, contudo, pode envolver mais de um tipo de processo. Desta maneira, os processos industriais podem resultar tanto em produtos desejados finais quanto em sub-produtos, muitos dos quais são tóxicos,perigosos, ou de difícil tratamento posterior para serem eliminados. São, certamente, muito poucos os processos que são "auto-contidos", permitindo o total aproveitamento de seus subprodutos e pouquíssimo tratamento de seus sub-produtos e resíduos
Este tipo de processo é de grande importância para a produção, embora também tenha relativa presença em diversos outros ramos de produção. Por exemplo, ele éexistente na indústria de sabão, solda e plástico, até outros artigos de maior relevância, como carros e o petróleo.
Com certeza, os processos industriais trouxeram uma grande mudança tanto na vida cotidiana como industrial, uma vez que a maior velocidade para alcançar o produto efetivo aumentou, da mesma maneira que seus custos diminuíram. Exemplo claro disto é o vidro, que originalmente eracaríssimo e produzido em pequenas quantidades, e hoje é produzido continuamente em vastas quantidades a custo baixo, permitindo o seu uso inclusive como material de construção extensivo.


Engenharia de Processos e Sistemas

A Engenharia de Processos e Sistemas (EPS), “Process Systems Engineering” (PSE), distingue-se pelo desenvolvimento e uso de metodologias particulares de resolução deproblemas, com aplicabilidade em tarefas de natureza múltipla no âmbito da Engenharia de Processos e Produtos Químicos.
Esta área é também apresentada por vezes como domínio natural das aplicações computacionais em Engenharia Química. No entanto, no quadro atual de sub-áreas da Engenharia Química, mais do que a forma de implementação ou as aplicações consideradas, é a inovação colocada ao nível dasabordagens em diferentes contextos.
No centro deste paradigma estão os conceitos de sistema e de modelação matemática de sistemas. Idealizando um dado objeto físico ou um processo através de um modelo matemático permite abstrair a sua natureza particular, obtendo apenas os aspectos considerados relevantes para a análise, e reduzindo de forma significativa a sua complexidade. Possibilitando assim asaplicações maiores ou menores, eventualmente compostos, por sua vez por subsistemas. Deste modo, a construção e o refinamento de modelos matemáticos de Processos e Produtos Químicos, bem como a sua posterior manipulação, administrando de forma eficiente os aspectos de complexidade e de incerteza da informação usada, são atividades centrais no campo de ação da Engenharia de Processos e Sistemas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de Processos
  • Engenharia de processos
  • Relatorio engenharia
  • Relatorio engenharia
  • Relatório de engenharia
  • Relatório de engenharia
  • relatório de processos
  • Relatório de processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!