Relatório em pesquisa em serviço social

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Pólo: Limoeiro do Norte- Ceará
Curso: Serviço Social
Disciplina: Pesquisa em serviço social
Tutora presencial: Sâmara Bessa
Alunas: Ana lucia Nogueira de Lima RA: 276545
Francisca Adriana de Oliveira RA: 276796
Maria Edilene de Pontes lima Araujo RA: 204869
Maria Aurilene da Silva RA:266658
Paula Ferreira da Silva RA: 266796

Relatório

Pólo Limoeiro do Norte-CE
18/09/12

INTRODUÇÃO
Relatar as questões sociais, nem sempre é tão fácil e agradável. Passando pela historia, percebemos claramente os desencontros ocorridos entre as camadas sociais e como aqueles que apresentavam ou apresentam uma condição social, intelectual ou financeira inferior a outros,passa por dificuldades e são vistos como uma escoria para o desenvolvimento da sociedade.
Neste trabalho teremos a oportunidade de refletir e relatar sobre a importância da pesquisa social, seus métodos tais como o hipotético dedutivo, o dialético, o fenomenológico e técnicas para identificarmos e posteriormente, intervir na realidade vivida por tantos que nos rodeiam.
Com este trabalho,pretendemos levantar possíveis soluções para problemas que de certa forma, vem agindo devastadoramente na destruição da dignidade humana, levando pais de família a viver na condição de mendigos, crianças viverem aleias as suas etapas de desenvolvimento como também a impossibilidade da cidadania quando nos referimos ao bem comum.
Acreditamos que é possível sim acontecer ações que revertam este quadro, esomente de posse de dados e informações obtidas através deste instrumental da pesquisa social é que saberemos que caminhos trilhar para um caminho harmonioso e tranquilo para todos.

DESENVOLVIMENTO
Sabemos que varias são as formas de pesquisa e as mesmas podem nos apontar caminhos para chegarmos a pontos que se encontram fragilizados e assim, termos condições de intervir de maneira segura e ágilnos mesmos.
Em determinados momentos, se faz necessário utilizar alguns tipos distintos de pesquisa para que assim, de posse destes conhecimentos, tenhamos condições de direcionar ações que venham mostrar para as futuras pesquisas, outra versão da condição social que foi vivida por alguns em determinada época.
Somos sabedores que somente a teoria não resolve nenhum problema, principalmente seele é social e interfere diretamente na vida das pessoas, levando-as a viverem de forma indigna e não satisfatória. Dessa forma, após um longo analise e pesquisas sobre estas condições sub humanas que cerca grande parte da nossa sociedade, resolvemos apontar possíveis ações que mesmo sendo direcionada a um problema especifico, pode vir contribuir para a sensibilização de outros profissionais doserviço social e assim, juntamente com outras forças, possamos dá melhores condições e mostrar instrumentos para serem usados para o melhoramento e bem estar de todos.
Inúmeros são os problemas que acarretam situações difíceis para muita gente, assim, queremos aqui reforçar a questão da prevenção e combate ao trabalho infantil, erradicando essa pratica e levando aqueles que se aproveitam dafragilidade de crianças a serem punidos por esta pouca vergonha que tão facilmente vemos nos rodear.
Conhecemos alguns programas destinados ao combate do trabalho infantil, porem, ainda percebemos que mesmo com os mesmos, ainda identificamos crianças fora das escolas, nas ruas pedindo, nas ruas juntando lixo e mendigando algumas moedas com a desculpa que é para ajudar na alimentação da família.
Ora, seo estado não oferece condições de um pai de família manter estes, sendo necessário o envolvimento de menores para que não venham passar necessidade, é preciso reavaliar as politicas publicas que estão sendo ofertadas e como às mesmas vêm sendo aplicadas, já que o efeito não é o esperado pela sociedade.
Quando há o envolvimento de outros setores com o objetivo de contribuir com este quadro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de projeto de pesquisa em serviço social
  • serviço social PESQUISA SOCIAL
  • Pesquisa em serviço social
  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
  • Pesquisa em Serviço Social:
  • Projetos de Pesquisa em Serviço Social
  • Serviço social Projeto de pesquisa
  • pesquisa em serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!