Relatório Drogaria

Páginas: 32 (7851 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Introdução


Este relatório tem por objetivo descrever as atividades observadas e realizadas durante o estágio realizado na Drogaria Extra de 10/05/2012 até 14/11/12. Entende-se que o estágio em Drogaria agrega muito ao futuro profissional farmacêutico.
Segundo Cipolle, Strand e Morley (2000), a filosofia da atenção farmacêutica inclui diversos elementos:Começa com a afirmação de uma necessidade social; continua com um enfoque centrado no paciente para satisfazer esta necessidade; tem como elemento central a assistência a outra pessoa mediante o desenvolvimento e manutenção de uma relação terapêutica, e finaliza com uma descrição das responsabilidades concretas do profissional.
A Lei nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, normalegislatória que rege o “controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos” no Brasil, adota a seguinte definição para dispensação: “ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não”
Etimologicamente, a palavra dispensação deriva do latim dispensatio-onis22, cujos significadospodem ser: “1. administração, direção, superintendência; 2. distribuição, repartição”
Segundo a resolução n° 357 de 20 de abril de 2001, o farmacêutico deve fornecer toda a informação necessária para o uso correto, seguro e eficaz dos medicamentos de acordo com as necessidades individuais do usuário. Além da informação oral, as orientações prestadas pelo farmacêutico podem serreforçadas por escrito ou com material de apoio adequado. As contra-indicações, interações e possíveis efeitos secundários do medicamento devem ser explicados no momento da dispensação. O farmacêutico deve procurar os meios adequados para ficar ciente de que o paciente não tem dúvidas sobre o modo de ação dos medicamentos, a forma de usar (como, quando e quanto), a duração do tratamento, possíveisefeitos adversos e precauções especiais.
O autor Dupim (1999) divide a dispensação em quatro etapas: abordagem ao paciente, análise da prescrição, exame físico dos medicamentos e orientação ao paciente. Na primeira etapa, abordagem ao paciente, é necessário que o farmacêutico estabeleça com o paciente uma relação de confiança, devendo ouvi-lo, respeitá-lo e compreendê-lo. Nessa fase, tambémsão coletadas informações, como dados pessoais, situação de saúde, hábitos de vida e outras informações e comportamentos em relação ao uso de medicamentos. Na análise da prescrição, devem ser observados parâmetros farmacodinâmicos, farmacocinéticos e legais. O exame físico do medicamento deve ser realizado antes de dispensar o medicamento para verificar se há alterações físicas visíveis. Na últimaetapa é que acontece a orientação propriamente dita que, segundo esse autor, favorece a adesão ao tratamento e contribui para o uso racional dos medicamentos. As informações que devem ser prestadas ao paciente dizem respeito ao modo de usar, ao motivo do uso, às reações adversas e aos cuidados durante o uso e à guarda dos medicamentos.



















1. História da empresaEm setembro de 1948 tem início a História do Grupo Pão de Açúcar. Em pouco mais de 60 anos, a empresa, que sempre manteve um olhar atento aos desejos dos seus consumidores, vai construindo sua história, marcada por inovações, responsabilidade socioambiental e compromisso com o Brasil.
Antes disso, em 25 de novembro de 1929, Valentim dos Santos Diniz, imigrante português,desembarca no Brasil, com um grande sonho que se materializava na construção de um negócio próprio e que viria a se concretizar 19 anos depois da sua chegada, como resultado de muito esforço e trabalho.
Com a experiência e recursos financeiros provenientes de seu trabalho no comércio de São Paulo, onde se instalou desde que chegou de Portugal, Valentim Diniz decide inaugurar a Doceira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO DROGARIA
  • Relatorio Drogaria
  • Relatorio de drogaria
  • Relatorio Drogaria
  • Relatório drogaria
  • Relatorio de estagio em drogaria
  • Relatório em farmacia de drogaria
  • Relatório de estagio supervisionado em drogarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!