Relatório do livro televisão – autor ciro marcondes filho

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Relatório do Livro Televisão – Autor Ciro Marcondes Filho
1 - As Transformações da Visão
• As imagens
Sentar na sala para assistir televisão é um hábito muito antigo na história da sociedade humana, refere se a experiência do homem em olhar objetos, cenas, a natureza e a busca por meio disso de algum tipo de resposta, satisfação distração ou conhecimento.
Para falar de televisão é precisoque se fale de outra coisa bem mais antiga que ela, que é a imagem, a forma que o homem encontrou para representar as coisas através de símbolos, sinais, traços, marcas e todos os elementos visuais.
As imagens quando aparecem para o homem servem de meio de ligação com a sociedade por isso nunca são gratuitas e nem estão sozinhas.
Na história o que se tem de mais antigo em relação a imagens nanossa cultura são as pinturas religiosas, especialmente os afrescos produzidos há cerca de mil anos.
Com a chegada dos trens nas cidades Européias os homens tiveram que se acostumar a não ter mais a imagem de um objeto paralisado e sim ele em movimento.
É a mudança onde o homem não vê mais as imagens centradas e unitárias elas agora passam de forma acelerada na sua frente.
A fotografia talveztenha sido o descobrimento mais revolucionário dos últimos 500 anos, antes pintar era reproduzir o mundo da forma mais próximo possível, os artistas especializavam se nos detalhes no perfeccionismo, mas após a fotografia a arte de pintar foi inteiramente transformada e levada a repensar seu próprio sentido.
A partir da fotografia surgiu o cinema, que grosso modo não passa de uma série de fotografiascolocadas na seqüência, a tal ponto que sua exibição num certo ritmo provoca a ilusão de movimento.
Do cinema veio à televisão que se tornou a grande arte de massas dos anos 30e 40, ela inseriu mudanças não só na forma de transmitir histórias, mas também na maneira de como fazer.
A televisão começou a se expandir nos anos 50 e foi rapidamente conquistando público e ganhando um lugar importanteno lazer das pessoas até que se tornou no final do século o meio de imagens absoluto em toda a cultura passando a frente das outras mídias (jornal, rádio, cinema e literatura).

• Televisão: moderna e pós moderna
A televisão significa um momento de passagem, ela incorpora uma mudança de eras em que nos despedimos de uma era moderna e entramos numa era técnica ou tecnológica que alteracompletamente os componentes anteriormente conhecidos.
A televisão da nova era introduz uma revolução surpreendente na imagem passou de analógica para digital capaz de transformar qualquer imagem numa seqüência de pontos, na verdade, conversíveis em números, que agora podem ser manipulados.
Desse modo, as imagens que temos as imagens tecnicamente reproduzidas do mundo externo podem ser mexidas, pode seinterferir, mudar, ampliar, reduzir, intervier nelas dando se a partir de agora absoluta liberdade de manipulação.

2 - As duas fases da televisão
• Primeira fase: surgimento e rejeição
Na primeira fase da televisão os profissionais não tinham experiência ou treinamento com a tecnologia, pois muitos deles tinham vindo do rádio, do cinema, do teatro e do jornalismo eles tentavam preencher aprogramação em estúdios improvisados através do experimentalismo.
Na década de 60 surgem várias emissoras, é a época em que a televisão começa ampliar a sua programação produzindo shows de auditório, programas humorísticos longos, programas de prêmios e de calouros e inicia também a transmissão de seriados de origem norte americana.
Nos anos 60 além da consolidação da televisão no país como um meiode comunicação para grandes massas surge à polêmica em relação aos usos e abusos, que podem ser atribuídos ao controle do meio de comunicação.
A televisão se torna o grande inimigo público da sociedade, começaram a atacar donos de grandes emissoras por serem proprietários de um grande sistema nacional de divulgação de opiniões e informações que poderia comprometer a democracia já que teria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro televisão de ciro marcondes filho
  • Resenha livro Até que ponto nos comunicamos
  • Ficha de Leitura do Livro "Até que Ponto, de Fato, nos comunicamos? de Ciro Marcondes Filho
  • Ficha de Leitura Ficha de leitura do livro Até que ponto, de fato, nos comunicamos, de Ciro Marcondes Filho
  • MARCONDES Ciro
  • Por que estudar a História (Ensaio sobre Ciro Marcondes Filho e sua Introdução ao Jornalismo)
  • Ficha de Leitura MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? São Paulo: Paulus, 2007.
  • o autor do livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!