Relatório do filme: entre os muros da escola

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE PSICOLOGIA

DIRCE HELENA CORREA DE MIRANDA
FERNANDA VANICE
RAIMUNDO NONATO







RELATÓRIO COM EMBASAMENTO TEÓRICO DO FILME: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

























MANAUS
2012
Relatório do filme: entre os muros da escola.

A trama ocorre em uma escola na periferia de Paris, onde osalunos são oriundos de diversos países. O início do filme mostra a reunião dos professores antes de começar o semestre letivo. Todos os professores se apresentam e recebem seus horários, os professores veteranos aconselham os novatos, informando sobre os alunos bem comportados e sobre os mais trabalhosos. A partir de então, Cantet nos conduz às aulas do professor de francês François Marin.Marin é um professor empenhado em fazer com que seus alunos assimilem o conteúdo das aulas de forma dinâmica. O mínimo que Marin exige dentro da sala de aula é respeito, tanto de aluno para professor quanto de aluno para aluno e de professor para aluno. Desde o início das aulas já se pode notar o clima tenso (disfarçadamente descontraído) que vai aumentando até chegar ao ponto de Marin perder acabeça e insultar duas alunas. Esse incidente termina por gerar uma grande confusão quando um aluno negro se revolta e sem querer acerta a mochila no supercílio de uma colega, fazendo o seu rosto ficar ensanguentado, e termina saindo da sala sem a permissão do professor. Tal incidente vai parar em um Conselho Disciplinar, que é o único resquício de poder que a escola tem.
Ao final do semestre,Marin questiona seus alunos sobre o que cada um aprendeu nas disciplinas que cursaram, fazendo-os perceber como é prazeroso conhecer um pouco sobre algum assunto, mostrando porque eles precisam da escola para crescer tanto intelectualmente quanto como seres humanos.
Em uma das cenas o professor de informática desiste de dar aulas para turma dizendo que em três meses eles não evoluíram nada eele não iria ficar ate o fim do ano, alegando não ter diferença em ter ou não aula. Na cena seguinte os professores reúnam-se em busca de meios para melhorar o desempenho dos alunos, discutindo ideias de um sistema que quando o aluno desobedecesse fosse punido, perdendo pontos, daí surge uma discussão: e quando os pontos acabarem, o que fazer? Pois os castigos não estariam dando jeito.

O papelda Psicologia na formação e atuação docente e nos ideários pedagógicos.

Os conhecimentos psicológicos podem efetivamente contribuir para a elaboração de propostas mais consistentes que resultem em melhoria da pratica e do processo de ensino-aprendizagem, alem dessas contribuições ao processo de formação docente a psicologia pode também desempenhar um papel importante junto aosprofessores que já estão atuando.
Torezan (1991) destaca que a Psicologia pode ajudar os professores a refletirem sobre suas ações em confronto com o conhecimento teórico disponível, de modo que ele possa reconhecer a teoria que perpassa a sua prática. Para Aguiar (2000), o psicólogo que desenvolve trabalhos com professores deve ter como objetivo contribuir para que eles construam condições de seapropriarem de suas histórias e assim transformá-las. Martins (2002) analisa que a Psicologia também pode ajudar na compreensão do importante papel que o processo de personalização do professor desempenha na objetivação de sua atividade como educador.
Concordamos com Duarte (1998, 2000) no sentido de que o construtivismo retoma ideias essenciais do movimento escolanovista, embora essa filiaçãonem sempre seja explicitada ou mesmo assumida e aceita pelos próprios construtivistas.
Facci (2003) desenvolveu uma análise crítico-comparativa entre a teoria do professor reflexivo, o construtivismo e a Psicologia vigostskiana no que se refere às suas implicações para o trabalho docente.

Cenas do filme com embasamento teórico

Atividade educacional em sala de aula constrói...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório filme entre os muros da escola
  • ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INTREGADO SOBRE O FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
  • Analise do filme entre os muros da escola
  • Resenha do filme Entre os Muros da Escola
  • Resenha do filme entre os muros da escola
  • Resenha do filme 'entre os muros da escola'
  • Resenha do filme entre os muros da escola
  • Resenha do filme entre os muros da escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!