RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 04 LIMITADOR E GRAMPEADOR

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014






RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 04 LIMITADOR E GRAMPEADOR


















Aluno: Antonio Ricardo Santos Andrade
Turma: 2° IELN
Disciplina: Laboratório de Dispositivos Eletrônicos

I. INTRODUÇÃO
Às vezes em determinadas situações mostra-se necessário alterar o sinal a ser aplicado em um sistema eletrônico. A depender do que é necessário pode-se usar de um dos doisseguintes métodos distintos: o primeiro é utilizando-se das características da função de transferência de circuitos ceifadores ou limitadores que consiste em limitar-se o nível do sinal a valores máximos e/ou mínimos resultando em um sinal de saída com sua forma alterada, o outro consiste em, através de circuitos grampeadores, adicionar um nível DC positivo ou negativo ao sinal de entrada, sendopreservado a sua forma de onda e a sua excursão total (valor de pico a pico).
O circuito ceifador ou limitador geralmente é usado para o estágio que o sucede, fazendo com que o sinal fique limitado a níveis compatíveis com o que o é pedido. Os circuitos denominados ceifadores são uma variedade de circuitos que possuem a característica de “ceifar” uma porção do sinal de entrada sem distorcer orestante da forma de onda. O circuito é composto de resistores, diodos e ás vezes fontes de tensão contínua. Dependendo da orientação do diodo, a região positiva ou negativa do sinal de entrada é “ceifada”. Os circuitos ceifadores podem ser classificados em duas categorias: série e paralelo. O ceifador é dito na configuração série quando o diodo esta em série com a carga, enquanto que naconfiguração paralela o diodo esta em paralelo com a carga. A figura 1 mostra um gráfico que relaciona a saída com o sinal de entrada de um circuito ceifador. É possível ver que, enquanto Vi estiver no contido no intervalo compreendido de –v a +v, Vo mantém-se proporcional a entrada Vi, nos casos em que Vi não estiver neste intervalo se Vi for menor ou igual a –V, Vo permanecerá constante com valor Ll (limitebaixo) enquanto se Vi for maior ou igual a +V Vo permanecera constante com o valor Lh (limite alto).


VDo

Vo
Figura 1: gráfico do sinal de saída em função do sinal de entrada para um circuito limitador
A função de um circuito grampeador é apenas alterar o nível DC do sinal de entrada. Esse nível DC a ser adicionado é decorrente de um capacitor presente no circuito e além do capacitordiodos, resistores e fontes de tensão contínua também estão presentes em circuitos grampeadores.





Figura 2: Circuito grampeador e gráfico de entrada e saída em função do tempo
Na figura 2 está um exemplo de um circuito grampeador com um sinal senoidal de tensão alternada e nível DC igual a zero sendo aplicado na sua entrada e como resultado vê-se, no gráfico, a mudança realizada sobreo sinal devido à adição do nível DC. Observe que a forma de onde e a excursão permanecem as mesmas.
Como o nível de tensão DC que será adicionado ao sinal original é proveniente de um estagio prévio de armazenagem capacitiva, a constante de tempo T, cujo valor é igual ao produto RC, é um fator que não deve ser deixado de lado. Essa constante de tempo é o que define em quanto tempo o capacitorirá se descarregar ou carregar com aproximadamente 63% da tensão de pico. Assim a constante de tempo deve ter um valor próximo a zero durante a carga do capacitor, que acontece quando o diodo estiver polarizado diretamente, objetivando uma carga quase instantânea. No entanto no período em que a carga armazenada no capacitor será liberada sobre a carga resistiva do circuito, com o diodo polarizadoreversamente, o valor da constante de tempo deverá ser alto para que o capacitor perca o mínimo possível de sua carga.









Figura 3: Gráfico de carga e descarga do capacitor
Baseando na equação de descarga, que esta presente no gráfico, 5RC corresponde a uma descarga de aproximadamente 99%, então o capacitor e o resistor do circuito grampeador devem ser escolhidos de forma que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diodo limitadores e grampeadores
  • Experimento 04
  • Experimento 04
  • Relatório do Experimento 04: Titulação de substâncias na escala ácido- base
  • Experimento 04 Granul
  • Experimento fisica 04
  • Experimento e relatório
  • relatório de experimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!