Relatório do estudo cinético do hcl

Páginas: 9 (2212 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Objetivo

Estudar a Cinética da decomposição catalisada do hipoclorito de sódio, utilizando a agua sanitária, com diferentes concentrações e temperaturas.

Revisão Bibliográfica
- Cinética Química

Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições, e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação. Este estudo éimportante para o nosso dia-a-dia, pois explica alguns fenômenos que convivemos tais como oxidação do ferro (ocorre de forma lenta), alimentos em panela de pressão cozinham mais rápidos, etc. Estas reações podem ter suas velocidades alteradas, tanto para uma forma mais lenta, quanto para uma forma mais rápida. Dentro deste estudo vamos desenvolver diversas formas de alterações de velocidadesdas reações químicas.
- Conceitos sobre velocidade de uma reação

Diferentes reações ocorrem com diferentes velocidades; em algumas, o consumo dos reagentes e a formação dos produtos são tão rápidos que a reação é praticamente instantânea.
Em outros casos, a reação pode demorar meses ou até anos para ocorrer. A fermentação do suco de uva, por exemplo, usado na produção de vinho, pode demorarmeses para ser completada. Isso nos faz entender que, existe uma grande variedade de tempos de reação, abaixo duas reações químicas, são duas reações muito semelhantes, pois diferentes apenas nos reagentes.

6Ce4+ + 2Cr3++ 7H2O 6Ce3++ Cr2O2-7 + 14H+ RÁPIDA
6Ce3+ + 2Cr3++ 7H2O 6Ce2++ Cr2O2-7 + 14H+ LENTA

Entre as reações acima, nota-se que uma é rápida e a outra lenta, oque fica bemclaro é que o reagente pode ter na velocidade muita influencia na velocidade da reação.
A temperatura ambiente também altera a velocidade das reações, mesmo não envolvendo quebra de ligações, íon de cargas contraria ou reações de transferência de elétrons, em solução aquosa.

Ag+ + Cl- AgCl(s) Rápida

- Fatores que Alteram a velocidade de uma reação química:

Temperatura: Quanto maior atemperatura maior a velocidade das reações químicas,
Aumentando a temperatura, aumenta a agitação molecular, e sucessivamente gerando uma colisão intermolecular.
Ex: Um comprimido efervescente reage amais rápido com água quente do que com a água fria. No refrigerador, a velocidade de decomposição de alimentos por microrganismos é diminuída pela diminuição da temperatura.

Concentração dosreagentes. Quantidade de solução dissolvida, quanto mais concentração, mais forte a solução e mais rápido a solução. (Existem exceções a esta regra)

Catalizador (concentração e forma física) de um catalizador ou inibidor. Catalizador acelera, e inibidor diminui a velocidade de uma reação química; entre outras características o catalizador aumenta a rapidez da reação, não sofre alteraçãoquímica permanente; pode eventualmente participar de uma etapa da reação, mas é totalmente regenerado no final; não sofre alteração na sua quantidade; em geral, pequena quantidade de catalizador é suficiente para aumentar a rapidez da reação.

Superfície de contato: é o gral de fragmentação de uma substancia quanto mais finamente dividido (Triturado), maior a superfície de contato entre osreagentes.
Pressão: Este fator é importante quando existe gás como reagentes Ex.: panela de pressão. Aumentando a pressão, haverá um aumento na temperatura de ebulição da água dentro da panela, possibilitando assim um cozimento mais rápido do alimento imerso.

- Determinação da velocidade média de uma reação

As velocidades das reações químicas dependem de inúmeros fatores como já dito acima:temperatura, concentração, pressão, luz, catalizador. O exemplo mais simples de uma reação é quando um único reagente se transforma em um único produto. A velocidade média de uma reação química pode ser expressa pela razão entre a variação da concentração de um dos reagentes ou de um dos produtos e o intervalo de tempo no qual ocorreu essa variação:

A  B...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório do Estudo Cinético da Decomposição Catalisada do Hipoclorito de Sódio
  • relatorio HCl
  • Estudos cinéticos da fosfatase alcalina
  • Estudo cinético de uma reação
  • Relatório de solubilidade NaOH e HCl
  • RELATÓRIO DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DOS GASES
  • relatorio
  • Estudo Cinético de uma Reação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!