Relatório do documentário Viver de Luz

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
RELATÓRIO
O documentário inicia abordando a história de São Nicolau de Flüe – santo da Igreja Católica e padroeiro da Suíça – que por um período de aproximadamente 20 anos, viveu sem comer nem beber até sua morte. Ele teria sobrevivido por esse tempo apenas se alimentando de luz divina. Esse estilo de vida adotado pelo santo e por muitos adeptos atualmente é conhecido como viver de luz. Muitospensam que essa luz é proveniente do sol e que é feito algo como “fotossíntese”, em que a pessoa se colocaria sob a luz solar e se alimentaria. Entretanto, essa luz capaz de alimentar é uma frequência alta, pertencente a uma distinta classe.
Para adotar esse estilo de vida, para se viver de luz, é necessário passar por um processo chamado respiracionismo. Nesse, é necessário passar 21 dias semingerir alimentos, sendo os 7 primeiros dias os mais difíceis por não ser permitido ingerir líquidos. Passados os 21 dias, o desejo de comer não se manifesta mais. Vale ressaltar que nesse processo de transição, deve-se permanecer em casa para preservar as energias.
Esse tema é dificilmente aceito pela medicina convencional. E as principais justificativas para essa negação são que os seres humanosnão são plantas, que os órgãos vitais (coração, pulmão, fígado etc) necessitam da energia proveniente da alimentação para o funcionamento correto do processo fisiológico e que, se realmente fosse possível viver de luz, não haveria pessoas no mundo morrendo de fome.
A personalidade mais conhecida sobre esse modo de vida é a australiana Jasmuheen, e ela explica o conceito de viver de luz.Primeiramente, não é um milagre, e sim o fato de estar ligado a um poder maior. Esse poder maior, para os cristãos, é Deus e, para os adeptos desse modo alternativo, Prana. Uma vez que a Prana é capaz de alimentar, fornecer todas as vitaminas, minerais, todo o necessário ao ser humano, esse alcançou tamanha liberdade que não é obrigado a provar nada mais a ninguém. Com essa justificativa, Jasmuheen explicao desejo da rara sensação do sabor e do gosto do chocolate a que se submete algumas vezes. Ela ainda afirma que, inicialmente, errou em acreditar que se ela podia se submeter a Prana, todo o mundo poderia; simplesmente algumas pessoas não são capazes de desenvolver o estilo prânico.
O documentário ainda apresenta histórias de pessoas que não sobreviveram à alimentação prânica e faleceram logo noprocesso de transição; pessoas que iniciaram o processo e atingiram os 21 dias, mas voltaram a alimentação física; e outras que sobrevivem de Prana até hoje.
Chama atenção a história de um yogui na Índia; Prahlad Jani aos 7 anos de idade teve uma visão com 3 deusas e, desde então, não come nem bebe nada. Ele mora nas montanhas, visita sua família uma vez ao ano e há mais de 6 décadas não ingerealimentos nem líquidos. Foi feito um estudo com esse yogui em um hospital de grande reputação indiano, em que ele foi monitorado 24 horas por dia durante 10 dias. Nesse período, ele não comeu, bebeu, urinou nem defecou. Todos os exames não invasivos possíveis foram feitos; além de todos os órgãos estarem bem morfologicamente, através de uma ultrassonografia foi comprovado que a urina de sua bexigaera reabsorvida pelo corpo.
Em contrapartida, um yogui chamado Parahamansa Yogananda descreve uma técnica em que a pessoa é capaz de viver só de ar e luz do sol, sem manifestações de fome nem desejo de comer. Essa prática é mais comum na religião Jainista, em que para os crentes abster-se de comida é libertar-se da violência.
Outro caso conhecido e bastante documentado é de Therese Neumann, umacatólica alemã, que se alimentou apenas da eucaristia diária (hóstia) durante o governo nazista.
A arte mais antiga de se viver sem comida, a arte BiGu, é encontra na tradição taoísta chinesa há mais de 2000 anos. E nela se crê que consumir nenhum alimento em absoluto é conseguir saúde e vitalidade. Esse resultado é alcançado repondo a energia vital com exercícios, sendo possível passar anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • documentário viver de luz
  • Relatório do documentário
  • Relatório de documentário
  • Relatório do documentário as corporações
  • Relatório sobre o documentário Benzeduras
  • Relatório do documentário: crianças invisíveis.
  • Relatório do documentários deuses e deusas
  • Relatório Documentário Home

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!