Relatório do documentário – enrom: os mais espertos da sala

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
O documentário “ENROM: Os Mais Espertos da Sala” tem como o enredo a história de uma empresa que já chegou a ocupar a posição de sétima mais importante do mercado Norte Americano. Sabe-se que o mercado Norte Americano sempre foi repleto de grandes empresas, algumas verdadeiras potências mundiais, portanto quando o filme traz a tona um escândalo em uma destas, a “ENROM”, não se pode deixar deimaginar que este fato foi um dos mais catastróficos presenciados na história do ser humano.
O filme relata o surgimento da ENROM, sendo criada por “Ken Lay” como uma companhia que tinha como atividade a distribuição de Gás Natural, porém a personalidade do diretor da empresa permitia que pessoas com grandes idéias o encantassem, e dentre uma delas, surgiu à idéia de “Jeff Skilling” de não ter maisrelações físicas com o produto final, mas sim transformar todo o negócio em um mercado, onde a empresa não precisaria colocar a mão na massa, mas apenas cuidar dos números. Encantado pela idéia que traria altos lucros a empresa, “Ken Lay” aceitou a proposta, e a única exigência de “Jeff Skilling” foi que a empresa utilizasse um método contábil onde os números poderiam ser alterados nos relatóriosque apresentavam aos investidores.
Com o novo método em prática e a empresa gerando altos valores de lucro o então diretor “Jeff Skilling” prometia uma revolução mundial na área energética, mas o que ele conseguiu não foi bem isso. Impulsionados pelo desejo da ganância, os diretores e subdiretores da ENROM modificaram balanços e resultados finais da companhia trimestre após trimestre, desta formaa empresa crescia como a menina dos olhos dos americanos, comprar ações da ENROM era certeza de que o dinheiro estava sendo bem investido.
Enquanto o povo americano investia e confiava na ENROM, na publicidade inovadora que faziam as pessoas perguntarem o por que de tudo (ask why?), a empresa cobria com panos os seus rombos financeiros que foram gerados a cada trimestre, até o dia em que agrande revista “Fortune”, acostumada a fazer matérias de elogio e engrandecendo a empresa diante do olhar dos americanos, pediu por que, ou melhor, como a ENROM ganhava dinheiro.
Os executivos da ENROM, eram escolhidos por “Jeff Skilling”, que gostava de pessoas com ferrões. Praticamente todos eram muito ambiciosos e não tinham limites para conseguir o que queriam, o que induzia o comportamento dosdemais trabalhadores da empresa, que em sua maioria eram o reflexo dos diretores. Todos eles tinham a busca particular pela vida dos sonhos, alguns viviam desafiando a morte com esportes radicais, outros buscavam a felicidade eterna com dançarinas e prostituição, e algumas vezes as dançarinas faziam shows dentro do próprio escritório da empresa.
A ENROM cresceu de verdade impulsionada peladesregulamentação do setor energético aplicada pelo governo dos Estados Unidos e aprovada por alguns estados, como foi o caso da Califórnia. A desregulamentação permitiu a empresa, o controle dos preços de mercado cobrados pelo uso de energia elétrica, podendo ditar o rumo do mercado, a empresa aproveitou a situação de crise energética que vivia o estado da California e causou diversas intervenções eobstruções no sistema energético da região, a fim de justificar a elevação dos preços da energia elétrica. Tendo o mercado em mãos, o documentário revela que a empresa conseguiu um faturamento superior a 30 bilhões de Dólares no período que esteve à frente do mercado.
Algumas manobras foram feitas quando a cúpula da empresa percebeu o grande rombo que estaria prestes a acontecer. Com ingenuidade eesperança de conseguir salvar as finanças da empresa, os diretores fizeram manobras com alguns dos principais bancos do país, na qual os bancos compravam bens da ENROM, e assim cediam valores em dinheiro, empréstimos bilionários, o que é proibido pela legislação, pois o negócio bancário não permite a compra de navios ou outros bens deste porte.
A empresa começou a ser investigada, devido às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentário ENRON
  • Resenha do Documentário “Enron: Os Mais Espertos da Sala”
  • Resenha Documentário "Os caras mais espertos da sala"
  • Enron
  • Resenha enron os mais espertos da sala
  • Enron
  • ENRON, OS MAIS ESPERTOS ENRON, OS MAIS ESPERTOS DA SALADA SALA
  • Resumo; Enron: os mais espertos da sala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!