Relatório do documentário “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”

Páginas: 3 (723 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2015
Relatório do documentário “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”
No filme “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”, critica a globalização, ascrises econômicas, as divisões da sociedade e do território, o papel da mídia e as revoltas populares retratadas como consequência da globalização desigual em que estamos inseridos atualmente.
A crisese estabelece e Milton Santos faz um alerta quando afirma que: “O consumo é o grande fundamentalismo”. E é sagaz quando apresenta as três vertentes da globalização no mundo; a globalização comofábula, a globalização como perversidade e a globalização como realmente poderia ser.
No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo que focam a atenção nas causas que estasociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de umaminoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.
Atentativa de privatização da água potável em Cochabamba, Bolívia em 2000 e o 3º Fórum Mundial da Água em Kioto, Japão em 2003, foram eventos que chamaram a atenção do mundo para os efeitos da famigeradaglobalização frente à sociedade capitalista na qual vivemos.
Em meio à crise financeira , ao estado de caos que se encontra, tem-se o crescimento crônico do desemprego, a fome e o desabrigo que cadavez mais se alastra. Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem diretamente proporcional ao que chamamos do segundo efeito da globalização, ouglobalização da perversidade, em que a pobreza é vista com naturalidade.
Enquanto isto, a sociedade se divide em dois grandes grupos; “o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do documentário “Encontro com Milton Santos
  • RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • Resenha do documentário Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • Análise Documentário "Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá"
  • “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”
  • Portfólio: mundo global visto do lado de cá ou encontro com milton santos
  • Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá
  • Encontro com milton santos: o mundo global visto do lado de cá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!