Relatório do debate sobre o texto: “o papel das organizações civis nas dinâmicas do desenvolvimento territorial sustentável” de ghislaine duque

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Relatório do debate sobre o texto: “O papel das organizações civis nas dinâmicas do desenvolvimento territorial sustentável” de Ghislaine Duque (Doutora em Sociologia, professora da UFPB e voluntária da UFCG, pesquisadora do CNPq, assessora da Articulação do Semi-Árido.)

Alunos responsáveis pelo resumo: Thaís , Rodrigo , Rafael , Renan e Leonardo

Alunos debatedores: Henriky Maki, Renan ,Marcus , Leandro e Fernando .

1. Introdução

O intuito do grupo ao realizar este debate foi trazer aos interessados uma discussão acerca das questões que envolvem o “O papel das organizações civis nas dinâmicas do desenvolvimento territorial sustentável”.
O modelo adotado para o debate foi o seguinte: inicialmente o grupo responsável pelo resumo do texto iria apresentar os pontos importantessobre o texto, após a apresentação seria discutido pela equipe de debatedores através de perguntas e exemplos junto com a sala e o professor responsável.

2. Exposição do resumo
O seguinte resumo foi exposto pela equipe responsável:

“O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES CIVIS NAS DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL.

O tema relacionado ao papel das organizações da sociedade civil nasdinâmicas de desenvolvimento territorial sustentável coloca-nos frente a vários desafios. Por um lado, não podemos não podemos esquecer que o desenvolvimento apresenta várias dimensões, sendo essas: econômica, social e ambiental, e devendo ser também sustentável e considerado na escala territorial. Por outro lado, frente a esses desafios, cabe pensar também o papel exercido pelas organizações dasociedade civil. Mas é claro que as duas apresentadoras tinham que se selecionar uma abordagem mais limitada.
Um exemplo de entidade da sociedade civil são as ONG'S, que podem ter um papel determinante na promoção e na gestão das dinâmicas territoriais, promovendo um desenvolvimento que seja realmente sustentável. E vale lembrar que um problema bastante recorrente das ONG'S decorre precisamentedo esforço de tentarem abraçar um universo enorme de objetivos, e nisso acabam esquecendo seu objetivo institucional e perdendo eficiência. Sendo exemplos dos objetivos: ajudar as pessoas esquecidas pelo Estado, seja através da proteção ambiental, do combate a fome, ou através da educação, acesso a atendimento médico de qualidade, etc.
A secretaria de desenvolvimento territorial (SDT) doMinistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está implantando, tentando envolver tanto as organizações da sociedade civil (sindicato dos trabalhadores rurais, fóruns e articulações, paróquias e pastorais, ONG's) quanto as entidades municipais. Trata-se de elaborar um planejamento compartilhado que seja estratégico para o conjunto do território considerado. Tendo como perguntas orientadoras: Quais são asnecessidades prioritárias do território? Como distribuir os recursos de forma a atender essas necessidades? As dificuldades são consideráveis, porque os interesses se opõem totalmente. Chegar a um acordo, e harmonizar interesses tão diferentes supõe um diálogo difícil, pois cada um deles tem que renunciar parcialmente a seus interesses imediatos, para aceitar uma visão mais global do interessecoletivo.
Promover esse diálogo exige dos 'agentes territoriais' representando a SDT nos territórios uma formação específica. Mas nenhum curso, por mais adaptado que seja, consegue preparar o agente de desenvolvimento territorial' para contornar problemas estruturais, a exemplo da necessidade de levar em conta as articulações rural-urbana, ou ainda da superposição de vários 'territórios'. Entreesses diversos 'territórios', há conflitos de competência e de interesses.
Como citado no texto, foi acompanhado uma experiência extremamente interessante, a ASA (Articulação do Semi-árido, na Paraíba. Que é uma rede formada por cerca de 750 organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semi-árida. Sua missão é fortalecer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O debate sobre desenvolvimento sustentável
  • O desenvolvimento sustentável nas organizações
  • Desenvolvimento sustentável: o papel dos indivíduos
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PAPEL RECICLADO
  • Desenvolvimento economico sustentavel nas organizaçoes
  • O PAPEL DA ENGENHARIA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • AS EMPRESAS E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • O papel da engenharia no desenvolvimento sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!