Relatório do campo de geomorfologia costeira

Páginas: 13 (3175 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
RELATÓRIO DO CAMPO DE GEOMORFOLOGIA COSTEIRA






Entre os dias 8, 9, 10 e 11 de Novembro de 2011 foi realizado um trabalho de campo pela disciplina de Geomorfologia Costeira no município de Campos dos Goytacazes. Foram analisadas diversas feições geomorfológicas, compostas por um conjunto de relevos de diferentes idades geológicas: desde mais antigos, Pré cambriano (os escudoscristalinos) até o quaternário mais recente, Holoceno, período que marca a linha da costa atualmente. Conjuntos de relevos estes relacionados entre si e moldados principalmente pelas ações geológicas, climáticas de cada período e, mais recentemente, humanas.

A primeira parada se deu em Carapebús, na área da borda leste do continente sul-americano. Esta área foi originada na separação entre ocontinente africano e sul-americano, sendo, neste processo de separação, soerguida parte do continente sul-americano, constituindo o Planalto Brasileiro. Entretanto, é importante salientar que tal soerguimento não ocorreu de forma homogênea, ocasionando falhas e um exemplo desta falha é o Graben entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, no qual se encontra o vale do Rio Paraíba do Sul.Neste local, há feições de relevo do período terciário, período este de clima seco, com chuvas torrenciais que trazem para o terreno mais baixo os sedimentos, formando rampas em direção ao mar. Já no período quaternário, ocorre alteração das condições climáticas, o que acarreta na mudança do nível do mar, características climáticas estas que transformaram uma parte da Serra do Mar numasuperfície de erosão e mais a frente permitiram a construção de rampas de colúvio, com a deposição sedimentar desta. As feições atuais, decorrentes do clima úmido, tendem a serem arredondadas. A interferência humana se deu pela apropriação do terreno para atividades agrícolas, com o cultivo da cana-de-açúcar, sendo esta atividade possibilitada graças a presença de uma grande planície fluvial, que trazargila e mantém o terreno próprio à cultura.

Percebe-se o recuo da Serra do Mar através dos vales. Interessante é que os sedimentos terciários ficam no fundo do vale e o enchem até tamponá-los (figura1), ficando evidentes apenas as cristas que são mais elevadas; e em decorrência da mudança para o Quaternário, a capacidade erosiva do rio aumentou (erosão remontante) formando relevo colinoso.Figura1- Vale tamponado por sedimentos terciários, estando evidente apenas a crista mais elevada

[pic]

Fonte: da autora, 2011

Mais a frente, vimos uma série do grupo barreiras sedimentares, formados por materiais terciários em camadas e estes se imbricam com os terrenos cristalinos que foram altamente decompostos. O material que compõe as barreiras é essencialmenteargiloso.

Ao decorrer da estrada para Quissamã, observamos no topo do relevo a presença de laterita, que é um material concrecionário, composto por argila rica em ferro e alumínio. É um material muito resistente e por esta razão mantém o topo das elevações. As colunas de laterita são típicas de regiões com alternância do clima seco e úmido, ou seja, clima semelhante ao de Savana. Na composiçãodo solo observado, nota-se a presença de quartzo também, mineral que sobrou do cristalino.

Na parada em Quissamã, na porção sul, observamos formação barreiras, que vem na forma de rampa (Figura2). Nesta porção, já há a presença de restingas direção ao mar. Restingas são bancos arenosos tendo as ondas como principais formadoras e estão sempre associadas a lagoas costeiras em paralelo, o queexplica neste local as áreas embrejadas entre as restingas. Em suma, nesta área há o contanto do pouco do quaternário mais o terreno marinho.

Figura2- Recuo da rocha cristalina por processo erosivo e mais a frente as rampas formadas pelos sedimentos terciários

[pic]

Fonte: da autora, 2011

Mais a frente, passamos pela Lagoa Feia, aliás, o Rio Paraíba do Sul já fez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Trabalho de Campo de Geomorfologia
  • Relatorio De Campo De Geomorfologia Aplicada
  • RELATORIO DE AULA CAMPO GEOMORFOLOGIA
  • Geomorfologia Costeira
  • Geomorfologia Costeira
  • Campo Geomorfologia
  • relatório de Geomorfologia
  • relatorio geomorfologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!