Relatório do bosque rodrigues alves (belém-pa)

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2013
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO






ADRIANA OLIVEIRA
ELIENE ALVES
FLÁVIA LIMA
ISABELA HEINEN
ROBSON JOSÉ



RELATORIO DE VISITA AO JARDIM BOTÂNICO – RODRIGUES ALVES
ENTREVISTA SOBRE A CONDIÇÃO SANITÁRIA DO BOSQUE






BELÉM
2011INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO












ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA
ELIENE ALVES
FLÁVIA LIMA
ISABELA HEINEN
ROBSON JOSÉ



ENTREVISTA SOBRE A CONDIÇÃO SANITÁRIA DO JARDIM ZOOBOTÂNICO DA AMAZÔNIA- RODRIGUES ALVES








BELÉM
2011


1. INTRODUÇÃO

A Fundação do Jardimzoobotânico da Amazônia - Bosque Rodrigues Alves, ( fundado à 127 anos atrás), situada no Centro da cidade de Belém na capital do Estado do Pará, na avenida Almirante Barroso numa área preservada de floresta tropical (primária), com 151 mil m² (12 hectares). Mantendo conexão com a sua proposta de cuidados e preservação ambiental, através de palestras e encontros no projeto “conversa de jardim”, (quetrata as questões sócio-ambientais), guardas – florestais orientando a comunidade sobre a fauna e sua importância. A arquitetura do Chalé de ferro mantendo as características originais secular, valorizando a adequação aos conjuntos ambientais, de maneira a permitir uma coexistência harmônica entre o homem e o meio ambiente.
O objetivo da visita foi pesquisar a propósito, os aspectos sanitários,importância da fiscalização dos resíduos sólidos quanto ao seu destino final, as propriedades adotadas em benefício do gerenciamento desses resíduos quanto a reciclagem e os cuidados ambientais empregados no jardim.












2. ENTREVISTA SOBRE AS QUESTÕES SANITÁRIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DO JARDIM BOTANICO DA AMAZÔNIA RODRIGUES ALVES.


A princípio. O termo dado aovelho nome conhecido como apenas Bosque Rodrigues Alves, foi mudado recentemente para “Jardim zoobotânico da Amazônia”, este título foi concebido em virtude de seu tombamento pelo patrimônio histórico, não podendo mais sofrer qualquer alteração em sua característica original, pois de acordo com que foi relatado, caso sua estrutura sofra mudanças, construções feita pelo homem, o Bosque perde otítulo de “Jardim Botânico” e passará a ser talvez uma praça aberta ao público. E foi pensando nas questões da preservação ambiental da nossa cidade que procuramos nos interar sobre mais informações a respeito.

No dia 04 de Junho de 2011, às 08:00 numa manhã de sábado, estava marcada uma entrevista com a bibliotecária e responsável pelos recursos administrativos do Jardim (bosque), Sra. SilviaAlmeida, a qual nos esclareceu todas as informações necessária;

ENTREVISTA.

1- A primeira pergunta foi relacionada ao sistema de coleta de esgoto e coleta seletiva.
Uma série de questões foram colocadas sobre algumas instalações como, contêiner de separação, destino de resíduos:

Silvia: “O projeto de coleta seletiva quanto a utilização de contêiner de separação, não é aceita devido aestrutura estética do local, pois de acordo com a secretaria do Meio Ambiente (SEMA), um novo estilo de separação de lixo iria descaracterizar o visual padrão do local o que poderia gerar muitas ocorrências.”
“ No caso de mudanças administrativas do município, PREFEITO, é mudado também o secretários, diretor, coordenadores. Muda todo um sistema impedindo o andamento de muitos projetos implantados.Inclusive a prática da coleta seletiva.”
“ Com a troca de técnico compromete o empreendimento dessas. Não adianta colocarmos lixeira para coleta seletiva se não haver um acompanhamento permanente.”
“Então... Os bons projetos vão ficando de lado e assim as dificuldades vão aumentando como uma bola de neve.”

“Então. Vocês têm esse projeto de coleta seletiva? (Silvia pergunta)... Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação visual: jardim botânico bosque rodrigues alves
  • Relatório Visita Técnica a Estação das Docas
  • Rodrigues Alves
  • Rodrigues alves
  • Rodrigues alves
  • rodrigues alves
  • Rodrigues Alves
  • Relatório de Estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!