Relatório Dispersão da Luz e Observação da passagem de luz através de fendas estreitas

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Dispersão da Luz e
Observação da passagem de luz através de fendas estreitas

Física Experimental IV – Engenharia de Controle e Automação - ECA
Instituto Federal Fluminense – IFF MacaéResumo. O primeiro experimento sobre óptica teve como objetivo observar a refração da luz ao passar por um prisma  transparente com superfícies retas e polidas . Ao passar pela fenda e colidir com oprisma pudemos observar a divisão da luz em seu espectro de cores no anteparo localizado na outra câmara escura. No segundo experimento a intenção era descrever o comportamento da luz ao passar porabertura de diferentes larguras. Ao observarmos a luz através das fendas notamos o fenômeno de difração da luz.

Palavras chave: Luz, Ótica, Difração._______________________________________________________________________________________
1. Introdução

2. Procedimento Experimental
Foram duas as atividades experimentais no dia. O professor explicou que realizaríamos o procedimento de um e logoapós realizaríamos o procedimento de outro. No primeiro experimento sobre óptica foram utilizados uma fonte de luz dentro de uma câmara escura com uma estreita fenda, o prisma e o anteparo localizadodentro de outra câmara escura. No segundo experimento foram utilizadas uma fonte luz linear e dois cartões com diferentes espessuras de fendas. De início, posicionamos o prisma em uma plataforma, demaneira que fique na frente da fonte de luz, como mostra figura 1.




Figura 1: Esquema do experimento.

Depois de posicionar o prisma, ligamos a fonte de luz e ajustamos a posição do mesmopara que o espectro de luz observado tivesse a imagem mais nítida possível.
Observamos a plataforma para verificar se a luz estava refratando duas vezes no prisma e giramos lentamente a fonte em tornodo eixo vertical até que a luz refratada pelo prisma aparecesse no anteparo.
No segundo experimento utilizamos os cartões, um com espessura de fenda bem pequena (menor que 1mm) e um outro com uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório experimental: difração da luz por fendas
  • Dispersão da luz e formação da luz
  • Dispersão da luz
  • Difração da luz por fendas
  • interferencia de luz, fenda de young
  • Observando a dispersão da luz
  • passagem da luz do ar para água
  • Relatório técnico estação da luz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!