Relatório descritivo analitico em serviço social

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
Professora: Ms. ILZA DE CARVALHO SANTOS
Deptº de Serviço Social
E-MAIL: ic828497@gmail.com
FONE: (62)9253-3144
Proposta: Socialização de experiência da Pesquisa/Ação
A partir das transformações político-sociais e consolidação da Constituição Federal de 1988, diversas leis e decretos foram criados com o intuito de garantir que os direitos sociais fossem de fato efetivados. No âmbito dasPolíticas Públicas de Educação, essas leis vêm assegurar que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso gratuito à educação, seja qual for sua condição de vida. A Lei nº 10.558/02, por exemplo, cria o Programa Diversidade na Universidade, com a finalidade de garantir o acesso ao ensino superior de cidadãos pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos. A Portaria N° 1.015, de 21 de julho de 2011,também nesta direção, institui o Programa Nacional Mulheres Mil, estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, cujo objetivo é proporcionar às mulheres em situação de vulnerabilidade socioassistencial, jovens e adultas, acesso e inclusão à educação e formação profissional e cidadã, com perspectivas de inclusão no mundo do trabalho a partir da identificação ereconhecimento da diversidade presente em cada uma de suas etapas de vida. Atendendo ao Programa Nacional Mulheres Mil, o IFG – Câmpus Anápolis, através da gestão de uma Assistente Social, propõe o Projeto “Quem sabe faz a hora”, o qual visa atender mulheres com trajetórias de vida diversas, com grandes experiências cotidianas e que necessitam do saber formal/profissional, como um projeto de vida. Issovai em direção ao compromisso ético político da profissional como também institucional do IFG, ao propiciar a formação do cidadão como pessoa, com autonomia intelectual e pensamento crítico, promovendo a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e acompanhando a dinâmica de surgimento de ocupações de postos de trabalho. O objetivo principal desse trabalhosocioeducacional é construir coletivamente com as mulheres participantes um trabalho de melhoria da qualidade de vida, que passa por garantia de direitos de convivência social, mudança de hábitos, melhoria das condições de saúde, habitação, tendo por eixo a elevação do nível de escolaridade e a qualificação profissional. A metodologia utilizada baseia-se no Sistema Acesso, Permanência e Êxito. Trata-sede um instrumento facilitador no processo de implementação de programas, projetos e ações de qualificação e formação profissional, estruturação de empreendimentos, desenvolvimento sustentável de comunidades e de populações desfavorecidas e não tradicionais.
Assim sendo, adotaremos o protagonismo da sociabilidade e trocas de saberes no processo de construção coletiva das ações, objetivando aparticipação em todo o processo de desenvolvimento do trabalho, seja nos cursos a serem oferecidos, seja no trabalho social permeado pelas questões do exercício democrático, tendo em vista o empoderamento dessas mulheres.
Adotaremos também a discussão do trabalho na ótica da sustentabilidade local em prol da aquisição de habilidades específicas qualificada para o mercado de trabalho formal e/ouinformal, mas também, cidadãos conscientes da responsabilidade de preservação e sobrevivência do meio ambiente e consequentemente, da vida.
Vale dizer que o projeto será desenvolvido com a participação das mulheres, com a valorização das experiências e vivências do grupo, como base para a reflexão e construção de novos referenciais de saberes, convivência e a incorporação de novos conceitos. Asatividades e estratégias serão definidas de acordo com o perfil do grupo de mulheres em parceria com toda equipe de trabalho. As reuniões formativas e informativas deverão ser realizadas com as mulheres, preferencialmente agrupadas pelo critério de proximidade de unidades habitacionais.
A participação dessas mulheres será garantida pelo direito ao acesso ao conhecimento estabelecido pela Lei n.º...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório descritivo-analítico da regência em
  • Relatorio descritivo e analitico de estagio
  • RELATÓRIO ANALÍTICO DESCRITIVO
  • Relatório descritivo-analítico de observação
  • RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOL
  • Relatorio final serviço social
  • Relatório final serviço social
  • relatorio de estagio em serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!