Relatório dependencia quimica

Páginas: 18 (4442 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
Dependência Química

Dependência Química



Trabalho apresentado para avaliação nadisciplina de Bioética, do curso de Psicologia,
turma PS1A41- Manhã, da Universidade Paulista - UNIP
ministrado pela Profª.Marlene Bocatto

Alunas:
B02419-4: Carolina Calil,
A66DBC-4: Jaqueline Nogueira
A76ECD-0: Nayara Almeida

Resumo do filme: “Diário de um Adolescente”
O filme nos traz a história real do poeta, músico e ator de cinema americano, Jim Carroll. O longa-metragem foi produzido em 1995 e mostra que, dos trezes aos dezesseis anos, Jim Carroll sofreu demais em conseqüência do uso e abuso de drogas.A sorte do artista foi encontrar uma pessoa disposta a ajudar (um amigo que o resgata à beira da morte e o tranca em casa, em uma tentativa de desintoxicá-lo), e também possuir um grande talento para as artes, que já despontava aos 12 anos, quando começou a escrever seu diário. O diário acabou por dar origem ao livro e ao filme, que fez grande sucesso.
Uma mistura de alerta e desabafo, o filmeé excelente, graças, ainda, ao talento do, também adolescente na ocasião das filmagens, ator Leonardo Di Caprio.
As cenas do garoto preso num apartamento, passando pela desintoxicação são pra lá de realistas. A situação é terrível, o personagem entra num desespero total para conseguir qualquer coisa que faça parar a dor.
Na primeira oportunidade, ele ganha as ruas e vai correndo atrás da droga.Sem dinheiro, procura a mãe, desesperado. Essa cena é muito forte, porque o personagem tenta de tudo para que a mãe lhe dê dinheiro, gritando alucinado em sua porta. A mãe, chorando muito e com o coração partido, chama a polícia para o próprio filho.
O ótimo roteiro (numa abordagem absolutamente adolescente e muito realista), a direção e o talento dos atores fazem de O Diário de um Adolescenteum filme obrigatório para quem tem filhos numa idade perigosa.
Para adolescentes que estão pretendendo se envolver com drogas, o filme é uma excelente "banho de água fria", podendo evitar o olhar de fascínio sobre esse universo, que como todos sabem, nunca acaba em boa coisa. Não existe dependente químico que tenha uma boa vida, produtiva, saudável e digna, usando a droga

Resumo Científico:Dependência Química

O Que é Dependência:

A dependência química ou física é uma condição orgânica que nasce da utilização constante de certas drogas psicoativas, as quais conseqüentemente provocam o aparecimento de sintomas que envolvem especialmente o Sistema Nervoso Central, o qual se torna dependente de uma dada substância, sofrendo assim os efeitos de uma abstinência repentina eprolongada. O uso abusivo do álcool, de drogas consideradas ilegais e da nicotina pode gerar esta reação corporal.
A dependência é distinta do vício, que leva o usuário ao consumo excessivo e compulsivo da droga, gerando uma conexão psíquica mais profunda, uma ligação patológica com as substâncias utilizadas. Mas a sujeição química também é uma enfermidade, que exige tratamento eficaz e muitas vezesurgente.
Pode-se reconhecer este quadro através da observação de diversos sintomas, entre eles a carência de ampliar a dose habitual para se conquistar repetidamente o efeito desejado: ansiedade, irritação, incapacidade de dormir normalmente ou tremedeira, sensações desencadeadas pela tentativa de se abster da droga; consumo cada vez maior ou por mais tempo do que a pessoa havia planejado;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de estágio: dependência química
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica
  • dependência quimica
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependências Químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!