Relatório densimetria

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA II

DENSIMETRIA

ACADÊMICOS: CÓDIGOS:
ALLEN GREYSON GOMES MENDES EQ10220-60
BISMARQUE PIRES NUNES JÚNIOR EQ10202-58
MÁRIO RAMOS SILVA DE ARAÚJO EQ10203-59

TURMA: 09 PROFESSORA: MARILSA MOTA

SÃO LUÍS, 31 DE AGOSTO DE 2011
1. RESUMO:2. INTRODUÇÃO:

A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume: D = m/v.
A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substânciaestabelecida como padrão.
Determinar a densidade de um corpo sólido metálico e de um líquido oleoso foi o principal objetivo deste experimento. Para tal finalidade, utilizamos a Balança de Jolly, que já não é mais utilizada nos dias atuais, porém, seu princípio básico ainda é bastante usado em balanças semi-analíticas. Embora seu uso não seja tão frequente hoje em dia, faz-se importante oconhecimento desde método como forma de determinar a densidade de sólidos e líquidos, visto que a densidade é uma característica peculiar de cada material, ter o seu valor conhecido é de grande valia nas análises químicas.

3. PARTE TEÓRICA:

Quando um corpo suspenso é imerso na água, o comprimento da mola diminui. Isso acontece porque a água exerce sobre o corpo uma força dirigida verticalmentepara cima, denominada empuxo. A intensidade, a direção e o sentido do empuxo são definidos pelo princípio de Arquimedes:
“Todo corpo imerso num fluido sofre ação de uma força – denominada empuxo – dirigida verticalmente para cima, cujo módulo é igual ao módulo do peso do volume do fluido deslocado”.
Embora seja comum dizer que “o peso é igual ao empuxo”, na verdade é o módulo do peso que é igualao módulo do empuxo. Peso e empuxo são vetores de mesmo módulo e direção, mas de sentidos opostos, portanto, não podem ser iguais.
Arquimedes formulou seu princípio para a água, mas ele é válido para qualquer fluido, até mesmo o ar.
O princípio de Arquimedes permite determinar a expressão matemática do módulo do empuxo E, exercido por um líquido sobre o corpo nele imerso. Sendo dl a densidadedo líquido, vl o volume do líquido deslocado e g o valor da aceleração da gravidade local, o empuxo E é dado por: E = dl . vl .g
Dl é a densidade do líquido, não do corpo nele imerso, enquanto Vl é o volume do líquido deslocado, medido pelo volume do corpo imerso.
A expressão do empuxo vale ainda para corpos parcialmente imersos e flutuantes e pode ser deduzida também a partir da Lei de Stevin.4. PARTE EXPERIMENTAL:
* Pendurou-se uma mola no suporte e, depois, pendurou-se na mola dois ganchos em série, de modo que o gancho inferior ficou submerso num recipiente com água;
* Fixou-se uma posição no suporte e esta foi denominada de origem;
* Colocou-se a massa m, cujo material se quer determinar a densidade, no prato superior. A mola sofreu uma elongação e passou para aposição x1, e a elongação foi determinada pela diferença entre x1 e x0. O valor obtido foi colocado em um quadro de coleta de dados. A medida foi repetida 2 vezes, utilizando sempre a mesma massa;
* O corpo do prato superior foi retirado e colocado no prato inferior, o qual estava submerso na água. Foi medida uma nova posição da mola que foi denominada de x2, e lançada no quadro de coleta de dados.O procedimento foi repetido mais 2 vezes, e os valores lançados no quadro de coleta de dados;
* O mesmo procedimento anterior foi realizado substituindo-se a água do recipiente por óleo e os dados coletados foram lançados no quadro de coleta de dados;
* Calculou-se a densidade do material sólido utilizado neste experimento por meio da fórmula: μ=x1 – x0x1 –x2.
* Calculou-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO DE DENSIMETRIA
  • relatorio de densimetria
  • relatorio de densimetria
  • Relatorio Fisica Densimetria
  • Relatório de Física
  • Densimetria
  • Densimetria
  • Densimetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!