Relatório Densidade

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

1. Introdução:
A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), através da relação massa/volume (massa do material sobre volume por ele ocupado) e auxilia na caracterização de substâncias específicas.
Arquimedes, importante matemático e inventor grego recebeu, um dia, uma missão quase impossível: descobrir se a coroa do rei Hierão Ⅱ era feita de ouro ouse nela havia sido adicionado algum outro metal menos nobre. Para analisar o metal, Arquimedes sugeriu a fragmentação da coroa, mas o rei não permitiu, e ele deveria desenvolver outro método para provar se a coroa era feita ou não de ouro puro. Durante um banho, Arquimedes observou que quando imergia, a água se deslocava e que os corpos maiores deslocavam mais água do que os corpos menores. Foientão que ele percebeu que a água deslocada trata-se do volume do corpo imerso no líquido. Utilizando o método que acabara de descobrir, fabricou dois pesos iguais ao da coroa, um de prata e outro de ouro. Utilizando um vaso com água até a borda, mediu a quantidade de água deslocada pelo bloco de outro e pelo bloco de prata, concluindo que o bloco de outro deslocava menos água. Depois, mediu ovolume da coroa e observou que ela deslocava mais água do que o bloco de outro da mesma massa. Comprovou, então, que a coroa não era composta apenas de ouro.

2. Objetivos:
Parte A: Calcular a densidade dos materiais e substâncias a partir do volume de água deslocado e comparar com o valor teórico.
Parte B: Calcular a massa da água com o picnômetro, para assim poder calcular a densidade,comparando-a com o valor teórico. Calcular a densidade do Álcool e da Glicerina a partir da relação densidade = massa/volume.

3. Materiais e Métodos:

Proveta
Água destilada
Placas metálicas (cobre, zinco, alumínio e ferro)
Picnômetro
Béquer
Pipeta volumétrica
Álcool
Glicerina

Parte A: Pesar e anotar cada placa metálica. Em uma proveta de 45 ml, adicionar água até a metade e anotar ovolume exato. Colocar as placas, uma a uma dentro da proveta. O novo volume de água deslocado será o volume da amostra metálica. Repetir todos os procedimentos e, a partir dos volumes das amostras, calcular a densidade de cada uma delas.

Parte B: Medir a densidade da água com um picnômetro de 50mL. Pesar ele vazio. Depois, colocar água, pesar novamente e secar. Subtrair a massa do picnômetro comágua e vazio, para poder calcular a densidade da água a partir da relação densidade = massa/volume. Repetir os procedimentos. Pesar um béquer. Depois, transferir 10mL de Álcool para o béquer com um pipeta volumétrica de 10mL. Pesar novamente o béquer com o álcool e anotar a massa. Subtrair o valor da massa béquer + álcool e a massa do béquer para obter a massa do álcool. Repetir o procedimento comGlicerina ao invés de Álcool. Efetuar o cálculo da densidade (d=m/v).

4. Resultados e Discussão:

Através dos experimentos, pôde-se compreender fundamentos importantes e de grande relevância no estudo da química. Cada experimento teve sua parcela de contribuição para a aquisição do conhecimento.
Na parte A, pôde ser definido alguns conceitos como o da densidade. Para isso, foi pesado cadaplaca de metal para obter a massa e descobrir o volume, para assim, obter-se o valor da densidade, da relação massa/volume.
Na Tabela 1 abaixo, pode-se observar os valores da massa, do volume e da densidade do experimento. Para descobrir os metais A, B, C e D, foi utilizado uma tabela da densidade dos materiais, para poder, assim, comparar com os valores da Tabela 2 abaixo, que são os valoresteóricos das densidades desses metais.





Tabela 1 – Densidade Experimental dos Metais
MASSA
VOLUME
DENSIDADE
METAL
19,23g
2mL
9,62cm³
A
13,76g
2mL
6,88cm³
B
5,53g
2mL
2,77cm³
C
18,1g
2mL
9,05cm³
D


Tabela 2 – Densidade Teórica dos Metais
METAL
DENSIDADE
Cobre
8,9cm³
Zinco
7,14cm³
Alumínio
2,7cm³
Ferro
7,8cm³

Comparando as duas tabelas, pôde-se concluir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Densidade
  • Relatorio densidade
  • relatorio densidade
  • RELATORIO DENSIDADES
  • Relatorio Densidade
  • Relatório densidade
  • Relatorio de densidade
  • Relatorio densidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!