Relatório de Visita técnica

Páginas: 11 (2579 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
Tipo de Trabalho: Relatório de Visita Técnica
Local: Centro de Reeducação Feminino (CRF)


A visita técnica ao Centro de Reeducação Feminino (CRF) foi realizada no dia 19 de Novembro de 2012 pelas turmas vespertina e noturna do 1° semestre do curso de direito da Universidade da Amazônia (UNAMA) com o acompanhamento da Profª Dra. Maria Clarice Leonel. O CRF está localizado no bairro doCoqueiro no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, conta atualmente com cerca de 615 internas, conforme relato da chefe de segurança, a senhora Uiara Pinheiro dos Reis que realizou o acompanhamento da visita interna com a turma do 1° semestre noturno. Durante a visita, observou-se que há dois grandes blocos que dividem o CRF, dos quais o bloco I é destinado às internas que estãocumprindo regime semi-aberto, ou seja, aquelas que estão aguardando o processo transitar em julgado e a sentença final do juiz. Ainda neste bloco I, mas de forma separada há a área das detentas que possuem nível superior e das internas que, por medidas administrativas, ficam reservadas em área separada para evitar conflitos, sendo que, apesar delas estarem no mesmo bloco que as outras internas estãoimpossibilitados de manter qualquer contato físico com elas. O bloco II comporta as internas que já foram sentenciadas, cujos processos já transitaram em julgado. Neste bloco pode-se notar a existência de uma cela, denominada por alguns de "cela do castigo", que é na verdade uma cela reservada às detentas que estão cumprindo medidas administrativas por terem brigado ou provocado brigas e revoltas e/ouque agrediram os funcionários do CRF. Foi observado, também, o bloco reservado à administração, compreendendo a direção e outras repartições e o bloco pedagógico onde se localiza a escola e o corpo pedagógico do CRF.










1 INTRODUÇÃO
Rachel Soihet (2006), no seu artigo Mulheres Pobres e Violência no Brasil Urbano, realiza uma pesquisa para demonstrar o posicionamento dasmulheres pobres, do final do séc. XIX e início do séc. XX, frente à violência física e moral por elas vivida. O artigo revela que algumas mulheres reagiam à violência se recusando a dominação e abrindo mão do matrimônio que era tão valorizado pelas mulheres da época. Com isso, eram vistas pela sociedade como mulheres perdidas, indignas e perigosas por não atenderem a um modelo de sistema de dominaçãofamiliar e social. Por meio destas ideias, muitas mulheres não hesitavam em agredir e matar seus maridos ou perseguidores do sexo masculino. Isso revela que, há também no crime cometido pela mulher um elemento afetivo muito ligado à necessidade da mulher se fazer presente frente à adversidade do cotidiano e adquirir, assim, poder.
Nesse sentido, segundoAlmeida (2001), o enfoque sobre a mulher quemata é uma análise bastante específica no Judiciário, pois a questão de gênero se construiu em torno de discriminações contra as mulheres.
Com base no exposto, procura-se neste, buscar informações a respeito da realidade das mulheres detentas para entender por meio do discurso das mesmas a situação em que eles se encontram fazendo um exercício exaustivo de não deixar os pré-conceitos interferiremno decorrer da visita. Dessa forma, esta pesquisa apresenta como tema A realidade do cotidiano das detentas do Centro de Reeducação Feminino: nas entrelinhas do discurso. É o resultado de uma pesquisa em forma de visita técnica que apresentou como problema inicial a seguinte questão: Qual a realidade do cotidiano do CRF expressa no discurso das mulheres detentas?
Para responder a essaproblemática, esta visita técnica apresentou como objetivo realizar um estudo etnográfico no sentido de desmistificar os pré-conceitos sobre os sistemas prisionais na compreensão da realidade vivenciada pelas detentas do CRF.
Apresenta-se como uma pesquisa do tipo etnográfica pois analisou-se uma descrição da realidade vivida pelas detentas do CRF. Segundo Sousa e Barroso (2008, p. 151), "(...) o estudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Visita Técnica
  • relatorio visita tecnica em obra
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita técnica
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita tecnica
  • Relatório de Visita Técnica
  • Relatório de visita técnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!