Relatório de visita rh

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Relatório de visita à empresa “Gente Inocente”
A empresa “Gente Inocente”, com razão social Gente Inocente Indústria e Comércio Ltda, fica localizada na Rua Desembargador Praxes, 1644. Fizemos a entrevista com a responsável pela área de Recursos Humanos, no próprio local de trabalho da mesma, dia 15/09/2012 às 12h.
Fomos recebidas pela gestora de Recursos Humanos, Bruna Lia Alves de Almeida,que nos levou para a biblioteca da empresa para iniciarmos a entrevista.
Começamos a entrevista com o sistema de perguntas e resposta, mas logo a entrevista tomou o tom de conversa, onde a Bruna falava de suas experiências na área de RH. A primeira escolha de Bruna não era fazer um curso de RH, e sim de administração. Mas como viu que a área de recursos humanos estava em ascensão, optou pelamesma. Formou-se em Gestão de Recursos Humanos pela Cetred, no ano de 2011, mas trabalha na área desde abril de 2010, quando ainda estava em formação acadêmica. Iniciou a sua carreira como recepcionista de uma empresa de consultoria em RH, mas mostrou-se muito interessada na vaga de analista de RH que surgiu na própria empresa. Participou de uma entrevista e foi admitida como analista de RecursosHumanos. Como estava no 1º semestre da Faculdade, pode colocar muitas das coisas que aprendia na sala de aula em prática (algo que julgou fundamental para seu crescimento profissional).
Bruna trabalha há apenas 3 meses na “Gente Inocente”, mas atua na área há 2 anos e 5 meses. O seu atual cargo é denominado Encarregado de Setor Pessoal. Como a empresa é pequena (possui cerca de 40 funcionários) eela é a única funcionária no setor de RH, a própria Bruna cuida de tudo que é pertinente aos Recursos Humanos, tendo uma visão do todo. Na verdade, ela está “construindo” essa área, e apesar de que a empresa já tinha o Departamento Pessoal, é ela que executa esta função, assim como todas as outras relacionadas aos demais subsistemas do RH (pagamentos, faltas, atestados médico, descontos,contratações, demissões etc). A empresa não investe em treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, mas a Bruna está tentando mudar essa visão dos gestores.
Como a área de Recursos Humanos está sendo implantada na empresa, esta se tornou a missão do RH, cuja visão é, em 2 anos, ter um departamento de Recursos Humanos firme e com mais funcionários.
Ao ser questionada quanto à sua remuneração,Bruna limitou-se apenas a falar sobre a média do mercado, que gira em torno de R$800 à R$1500, para o cargo de analista de RH, mas nos disse também que esse valor pode ser negociado de acordo com a qualidade do trabalho desenvolvido.
As principais dificuldades citadas foram em relação à contratação e permanência das pessoas nos seus cargos, por conta disso, ela sempre faz pesquisa de clima com osfuncionários para nortear as suas ações, como RH. Com o levantamento dessas informações, ela pôde implantar algumas ações que motivaram os funcionários da fábrica à trabalharem mais felizes aos sábados, e, consequentemente, melhorando o ambiente de trabalho e aumentando a produção. A Bruna teve que mostrar e convencer os seus superiores que comprar ingredientes para fazer uma sobremesa “diferente”no almoço não era apenas gastar dinheiro com futilidade, mas que essas simples ações trariam retorno à empresa em forma de motivação e satisfação dos funcionários, tornando-os mais comprometidos com a empresa e seus trabalhos. “O RH gasta muito, mas também dá retorno”, disse Bruna.
Bruna nos falou sobre os aspectos negativos da rotatividade de funcionários, principalmente em relação à adaptaçãodo novo membro e a aceitação deste pela equipe existente. Deixou bem claro que o RH é o culpado pelos erros de contratação, já que no período de experiência já dá para saber se o funcionário é adequado ou não ao cargo. Inclusive, nos confessou que pensou em desistir de atuar na área de RH, quando fez uma contratação que não deu certo. Ela ficou muito desmotivada, mas voltou atrás pelo fato da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Visita
  • Relatório de visita
  • Relatorio de visita
  • relatorio de visita
  • Relatório de visita
  • Relatório de visita
  • Relatório visita
  • Relatório de visita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!