Relatório de visita ao MASP

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
PARTE 1

PASSAGENS POR PARIS
ARTE MODERNA NA CAPITAL DO SÉCULO XIX

Inspirada na citação “Paris, capital do século XIX”, do ensaísta Walter Benjamin, “Passagens por Paris” propõe um passeiopela Cidade Luz de 1866 e 1948. Por meio de artistas que nascerem, viverem, produziram ou passaram por Paris na segunda metade do século XIX. Com 51 obras expostas, a exposição conta com nomes como:Manet, Degas, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, Modigliani, Portinari, Rego Monteiro, entre outros, e interage com a exposição “A Arte do Detalhe – E Depois Nada”,exposta no mesmo local.

Local:
Galeria Georges Wildenstein
2° andar do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
Av. Paulista, São Paulo.


A Visita

Na visita pudemosobservar diversas obras de caráter romântico. A percepção do movimento ficou clara, graças a constante presença da natureza nas obras. Retratada, é claro, em formas distintas; mais ou menos calma eagitada, sombria e solitária, mas sempre majestosa e imponente. Formando, assim, um espelho da alma do artista romântico.
Inclinados por nossa memória, quase afetiva (graças ao recente seminário sobre ofilme “Os Fantasmas de Goya”, por nós apresentado), as obras do espanhol Goya nos chamaram a atenção a todo o momento. Obras de tamanho colossal, extremamente ricas em detalhes, com cores fortes, criamum caminho entre artista e espectador cheio de nuances afetivas e sentimentos conturbados, tornando a experiência da visita ainda mais rica.
Mas o movimento romancista não era único presente naexposição. Obras como a “Roza e Azul” (1881), do francês Renoir, “O Escolar” (1888), do neerlandês Vicent van Gogh e “A Canoa Sobre o Epte” (1890) do, também francês, Claude Monet marcam a presença e aimportância do movimento Impressionista.
Outras obras de grande nome, e a longo caminho pertencentes ao acervo do MASP, como o “Retrato de Suzanne Bloch” (1904) e o “Natureza-Morta com Melancia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório visita ao MASP
  • RELATÓRIO SOBRE VISITA AO MASP
  • Relatório de visita ao museu masp
  • Relatório de Visita MASP
  • Relatório sobre visita ao MASP
  • visita ao masp
  • Relatorio de visita ao museu masp, pinacoteca, afro-brasil e artes sacras
  • relatorio masp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!