relatório de vidrarias

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


ENGENHARIA ELÉTRICA ENERGIA E AUTOMAÇÃO

EVIDÊNCIAS DE REAÇÕES QUÍMICAS

Disciplina: Química Aplicada Experimental
Professora: Katib
Data Experiência: 06/08/2014 Data Entrega: 13/08/014

BARRETOS
2º SEMESTRE/2014
EXPERIMENTO 1
APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO.

OBJETIVO
Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio devidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
INTODUÇÃO
Os princípios fundamentais em que a química se apóia são baseados em fatos experimentais , razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodosde execução de trabalho experimental, o laboratório de química faz uso de vários instrumentos, são chamados de vidrarias e equipamentos. As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado,para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contidas neles. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem tambémmateriais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.








MATERIAS VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS.
1. TUBO DE ENSAIO: Empregado para reações em pequena escala, notadamente em testes de reação.




2. BEQUER: Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo de Berzelius ou Becker Forma Alta.De modo muito grosseiro efetua-semedidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa


3. ERLENMEYER: Frascos usados para aquecer líquidos ou fazer titulações.



4. KITASSATO: Frasco de paredes espessas, munido de saída lateral e usado e filtração a vácuo.


5. BALÃO DE FUNDO CHATO: Empregado para aquecer líquidos ou soluções ou ainda para fazer reações com desprendimentos gasosos. Pode ser aquecidosobre tripé com tela de amianto.

6. BALÃO VOLUMETRICO: Recipiente calibrado, de precisão, destinado a conter um determinado volume de liquido, a uma dada temperatura, próprio para soluções de concentração definida.


7. PROVETA: Serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos em grandes quantidades se necessário. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ML. Não pode seraquecida

8. BURETA: Equipamento para se realizar medidas precisas de volumes de líquidos, permite o escoamento do líquido e é muito utilizada em titulações.

9. PIPETA: Equipamento para se realizar medidas precisas de volumes de líquidos, existem dois tipos: pipeta graduada e pipeta volumétrica.



10. FUNIL: Utilizado para transferir liquido de um frasco para outro, ou para efetuarfiltrações simples.




11. VIDRO DE RELÓGIO: Utilizado geralmente para cobrir béquer contendo soluções ou para evaporação em análise de líquidos.

12. DESSECADOR: Seu uso mais comum se dá nas etapas de padronização de soluções, onde um sal de uma determinada substância é aquecido em estufa e posteriormente, posto para esfriar sob pressão reduzida no interior do dessecador.




13. BASTÃO DEVIDRO: Utilizado na agitação e transferência de líquidos.


14. FUNIL DE SEPARAÇÃO: O funil separador é uma peça de vidraria de laboratório usada para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes. 

15. CONDENSADOR: Um condensador tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples.




16. BALÃO DE DESTILAÇÃO: Utilizadoem destilações simples

17. FUNIL DE BUCHNER: São recipientes de porcelana de diferentes diâmetros, na sua parte interna se coloca um disco de papel de filtro. Assim, é utilizado para realizar filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o Kitassato.

18. CÁPSULA DE PORCELANA: Usada para efetuar evaporação de líquidos.

19. CADINHO: Usado para calcinação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório de vidrarias
  • Relatório de vidrarias
  • Relatório de Vidrarias
  • Relatorio de vidrarias
  • Relatório de Vidrarias
  • Relatório Vidrarias
  • Relatório vidrarias
  • Relatorio de Vidrarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!