Relatório de Vazão

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Índice
1. Introdução...........................................................................................3
2. Objetivo...............................................................................................4
3. Parte Experimental..............................................................................4
4. Resultados eDiscussão......................................................................5
5. Conclusões..........................................................................................8
6. Referências Bibliográficas...................................................................9





















1-INTRODUÇÃO
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desdeaplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar:
• exatidão desejada para a medição
• tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número defases, condutividade elétrica, transparência, etc.
• condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar.
• espaço físico disponível
• custo, etc
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia. Por exemplo, o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, etc. Na História,grandes nomes marcaram suas contribuições. Em 1502 Leonardo da Vinci observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros. Ela éclassificada pelo seu movimento como permanente e não permanente. Sendo permanente ela pode ser uniforme ou não uniforme (acelerado ou retardado). É o escoamento que medido em um determinado ponto será sempre constante, invariante. Exemplo de regime permanente não uniforme um ponto de estrangulamento de um rio que terá uma velocidade maior (acelerado) em relação ao trecho mais largo. Quando avelocidade não se altera em todos os pontos de uma seção de escoamento este movimento é considerado permanente uniforme. A vazão não permanente pode ser exemplificada por uma enchente ocorrida em um rio. A cada instante será aferida uma vazão diferente em um determinado ponto até que o regime do rio retorne à normalidade. Outros dois princípios devem ser analisados no estudo da hidrodinâmica, são:“Equação da Continuidade” e a “Equação Bernoulli”. A equação da continuidade parte do principio de que se um líquido é incompressível, independente da sua área a velocidade do fluido permanece constante. Já a Equação de Bernoulli também denominada equação fundamental da hidrodinâmica, obedece a uma relação entre a pressão, a velocidade e a altura em pontos de uma linha corrente.Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Vazão Volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h(normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.

Vazão mássica é definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.

Para medição de vazão se faz necessário rever alguns conceitos relativos a fluidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Vazão
  • RELATORIO VAZAO
  • Relatório de vazão
  • Relatório vazão
  • RELATÓRIO DE VAZÃO
  • Relatorio Vazao
  • Relatório
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!