Relatório de transtorno afetivo bipolar

Páginas: 7 (1542 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
1. Identificação da Atividade:
Curso de Transtorno Afetivo Bipolar.
Funcionário responsável: Rafael Bronísio.
Total de horas: 40 horas.



Descrição:
O curso de Transtorno Afetivo Bipolar foi promovido pelo site Buzzero, o que possibilitou aquisição de conhecimento acerca dessa doença crônica, grave, cujo acometimento se dá em cerca de 1,5% de pessoas em todo mundo, como éapresentado no curso.
O curso é desenvolvido em ambiente virtual, em que é disponibilizado o conteúdo dividido por módulos, compreendendo assim, o assunto em questão. O assunto é abordado através da apresentação da literatura que estuda a temática e ainda, diversos exemplos que auxiliam na compreensão do que é exposto. Ainda existe no ambiente virtual, uma pausa para anotação entre os módulos, oque ajudam o aluno a passar para o papel as dúvidas ou questões importantes antes de passar para o próximo assunto.
Os módulos são divididos em: O que é o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB); As causas do TAB; Tipos e características do TAB; Sintomas; Como identificar o portador do TOC; Tratamento e TAB-CID-X. Ao final do curso, é disponibilizado certificado de 40 horas.

Desenvolvimento:O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos detranstornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feitodepois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes à mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltadode humor que será descrito mais detalhadamente adiante.
A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tantopela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase ematividade.
Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazeremvárias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.
Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno Afetivo Bipolar 1
  • Transtorno Afetivo Bipolar
  • Transtorno afetivo bipolar
  • Transtorno Afetivo Bipolar no SERSAN
  • Transtorno Afetivo Bipolar
  • Transtorno Afetivo Bipolar
  • Transtorno afetivo bipolar
  • Tab transtorno afetivo bipolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!