RELATÓRIO DE TRABALHO PERFIL DOS EDUCANDOS DE PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS TERESINA CENTRAL – DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM COMÉRCIO

Páginas: 14 (3357 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI




COMPONENTES
ANA RAQUEL MARTINS
ANA KARINE
LUANNA CRISTINA DA SILVA
SAMARA BORGES
SHALYNÁLIA TÔRRES


Relatório de Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos como requisito para obtenção de nota avaliativa.
Professor: Msc. Antônio Ferreira de Sousa
SobrinhoTeresina/PI
2012
Sumário


1. APRESENTAÇÃO 3
1.1 Do PROEJA 3
1.2 Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí 4
2. OBJETIVOS 4
3. REVISÃO DE LITERATURA 5
3.1 Dos princípios da Educação de Jovens e Adultos integrada ao ensino profissional 7
4. RESULTADOS 8
4.1 Análise dos gráficos através dos dados obtidos por aplicação de questionários 8
5. O EDUCADOR DE EJA16
5.1 Informações obtidas através de entrevista à diretora e docentes do PROEJA 16
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18














1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar informações coletadas acerca do perfil dos educandos PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade deEducação de Jovens e Adultos) do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Comércio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina-Central.
Os resultados deste relatório foram obtidos através de aplicação de questionários aos docentes que ministram disciplinas para o curso e 14 discentes regularmente matriculados no curso Técnico Integrado em Comércio que estãocursando o último módulo, assim como entrevista com a Diretora de Ensino da Instituição objeto deste estudo.

1.1 Do PROEJA

De acordo com o Documento Base do Programa, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, as alterações promovidas pelo Decreto Nº 5.840, de 13 de julho de 2006, principalmente no que concerne à ampliação da abrangência transformando o PROEJA em umPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA, não mais limitando a abrangência dos cursos ao ensino médio com educação profissional técnica de nível médio, suscitaram a necessidade de produção de novos documentos referenciais, bem como a revisão Documento Base PROEJA construído ainda na vigência do Decreto 5.478/2005.
Diversas outras ações estãoem andamento para a consolidação desse projeto educacional que tem como fundamento a integração entre trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral com a finalidade de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional como condições necessárias para o efetivo exercício da cidadania. Entre essas ações destacam-se a formação, em nível de pós-graduaçãolato sensu, de docentes e gestores e a constituição de núcleos de pesquisa visando a materialização de redes de colaboração acadêmica. Diversos outros planos estão em andamento: qualificação de profissionais através de cursos de extensão; articulação com programas de pós-graduação em Educação para abertura de linhas de pesquisa nos campos de abrangência do PROEJA e produção de material educativoreferencial para a elaboração de material didático.
O PROEJA é, pois, uma proposta constituída na confluência de ações complexas. Desafios políticos e pedagógicos estão postos e o sucesso dos arranjos possíveis só materializar-se-á e alcançará legitimidade a partir da franca participação social e envolvimento das diferentes esferas e níveis de governo em um projeto que busque não apenas a inclusãonessa sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social; em um projeto de nação que vise uma escola vinculada ao mundo do trabalho numa perspectiva democrática e de justiça social.

1.2 Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de educação superior, básica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!