Relatório de Soluções

Páginas: 4 (884 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
Capítulo VIII - Soluções
Objetivos
Inteirar o aluno com os cálculos e preparo de soluções.






















Introdução
Soluções são misturas homogêneas, isto é,sistemas que apresentam as mesmas propriedades físico-químicas em todos os pontos. O estudo das propriedades físicas, químicas e bioquímicas das soluções depende de dois tipos fundamentais de dados: dadosqualitativos – aqueles que indicam quais são os componentes da solução; dados quantitativos – aqueles que mostram proporções entre os solutos e o solvente. Em outras palavras, tais dados referem-se àchamada concentração da solução. Em nosso dia-a-dia, misturamos soluções com muita frequência. É também muito comum, num laboratório químico, misturar duas ou mais soluções, que poderão ser soluçõesde um mesmo soluto ou de solutos diferentes; neste último caso, poderá ainda acontecer de os solutos reagirem ou não entre si. Nas soluções, o componente que está presente em menor quantidade recebe onome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante).
Dispersões são sistemas nos quais uma substância esta disseminada sob a forma de pequenaspartículas, em uma segunda substância.
O gás clorídrico é uma substância gasosa formada por moléculas polares (HCl). Ao serem dissolvidas em água, as moléculas de HCl são atraídas em tanta forcapelas moléculas de água que acabam se “quebrando”. Isso significa que há uma reação química, pois se formam novas partículas: H3O+ e Cl-. Essas partículas vão se dispersando pela solução, rodeadas pormoléculas de água; esse fenômeno recebe o nome de ionização do HCl.
Concentração é o quociente entre a massa do soluto (em gramas) e o volume da solução (em litros). A concentração nos indica quantosgramas de soluto existem em cada litro de solução.
Diluir uma solução significa adicionar a ela uma porção do próprio solvente puro.
Em uma solução, o solvente e o soluto sempre formam um sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Soluções
  • Relatório Soluções
  • Relatório de soluções
  • Relatório de Soluções
  • Relatório de soluções
  • Relatório soluções
  • Relatório Química
  • Relatório de Química Preparo de Soluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!