Relatório de saneamento

Páginas: 8 (1814 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
1. Introdução
2.1 – pH
O termo pH expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. É definido como o cologarítmo decimal da concentração efetiva ou atividade dos íons hidrogênio (pH = - log aH+).  A determinação do pH é uma das mais comuns e importantes no contexto do tratamento de água residuárias por processos químicos ou biológicos. Nestas circunstâncias o pHdeve ser mantido em faixas adequadas ao desenvolvimento das reações químicas ou bioquímicas do processo. No tratamento de lodos de estações de tratamento de esgotos, especificamente através da digestão anaeróbia, o pH se constitui num dos principais fatores de controle do processo.
2.2 – Turbidez
Turbidez, ou turvação, é uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução dasua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido. O tamanho das partículas responsáveis pela turbidez varia muito, desde grosseiras a colóides, variando com o nível de turbulência do corpo hídrico. As partículas de menor tamanho e com baixa massa específica são mais difíceis de ser removidas pelo tratamento, por apresentarem menorvelocidade de sedimentação.
2.3 – Alcalinidade
Característica que consiste na capacidade de as águas neutralizarem compostos ácidos, devido a presença de bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos, quase sempre de metais alcalinos ou alcalinos terrosos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, e outros) e, ocasionalmente boratos, silicatos e fosfatos. É expressa em miligrama por litro de carbonato decálcio equivalente. (NBR 9896/1993).
2.4 – Sólidos Suspensos
Por definição, sólidos suspensos são todos os sólidos sedimentáveis e flutuantes presentes no efluente. Na prática, os sólidos suspensos foram aqueles passíveis de serem retidos por filtração em filtro à base de fibra de vidro e posteriormente secos a 103-105 ºC18 até peso constante.
2.5 – Sólidos Sedimentáveis
Quantidade dematerial que sedimenta, por ação da força de gravidade, a partir de um litro de amostra em repouso por 1 hora em cone de Imhoff. É constituído pelos materiais inicialmente em suspensão em águas e efluentes domésticos e industriais, que podem ser removidos por sedimentação, após um período de decantação. O resíduo sedimentável (sólidos sedimentáveis) é medido em ensaio específico, e expresso emmL/L.(NBR 9896/1993).
2.6 – Sólidos Totais
São constituídos principalmente por carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, fosfatos e possivelmente nitratos de cálcio, magnésio, potássio, pequenas quantidades de ferro, manganês e outras substâncias. Por estas características, a presença de alta concentração destes sólidos, mesmo dentro dos limites tolerados, indica que deverá ser realizadauma análise mais detalhada para verificação dos elementos constituintes mais críticos e/ou perigosos.
2.7 – Ortofosfato
Os ortofosfatos são biodisponíveis e uma vez assimilados, são convertidos em fosfato orgânico e em fosfatos condensados. Após a morte de um organismo, os fosfatos condensados são liberados na água, entretanto, não estão disponíveis para absorção biológica até que sejamhidrolizados por bactérias para ortofosfatos.

2. Objetivos
- Medir o pH de amostras de afluente, efluente e UASB provenientes da ETE Melchior.
- Medir a turbidez de amostras de efluente e afluente.
- Determinar o teor de alcalinidade de amostra de efluente da ETE Melchior.
- Determinar o teor de sólidos suspensos em amostras de efluente, Afluente e UASB.
- Determinar o teor de sólidossedimentáveis em amostras de águas residuárias, através do método do Cone de Imhoff.
- Determinar o teor de sólidos totais em amostras de efluente da ETE Melchior.
- Determinar o teor de Ortofosfato de amostra do efluente da ETE Melchior.

3. Materiais e Reagentes
3.1 - pH |
Materiais | Reagentes |
Phmetro | Solução Tampão 4,0 |
Becker de 50 ml | Solução Tampão 7,0 |
Proveta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO Saneamento
  • Relatorio de saneamento
  • Relatorio de Saneamento
  • Relatorio saneamento ambiental
  • RELATÓRIO SANEAMENTO AMBIENTAL
  • Relatório de Saneamento
  • Saneamento
  • Relatório de Saneamento e Análises Ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!