Relatório de saída de campo

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Curso de Engenharia de Petróleo
Disciplina de Geologia Estrutural








RELATÓRIO DE CAMPO
Minas do Camaquã






Natália Firnkes







Pelotas, 1 de dezembro de 2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
1.1 Geologia Regional da Bacia do Camaquã: 1
2. DESCRIÇÃO DO AFLORAMENTO 3
4. CONCLUSÃO 7
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8


























RESUMO

O termo Geologia Estrutural foi estabelicido por CHARLES LYEL (1873, no livro "Princípios de Geologia“), termo esse, que ele usou pra se falar do estudo das estruturas
maiores, mas com a evolução da ciência geológica os estudos se estenderam às estruturas menores, podendo ser essas estruturas visíveis emafloramentos ou em amostras de rochas e até em lâminas delgadas. Os estudos estruturais estão focados nas estruturas dos corpos rochosos (geometria e/ou morfologia), na sua movimentação (cinemática) e na origem desta movimentação (dinâmica.) Para melhor entermos sobre esse assunto e colocar em prática tudo que aprendemos ao longo do semestre, foi feita essa saída de campo para as Minas do Camaquã, nomunicípio de Caçapava do Sul–RS, onde contamos com o auxilio da bússola Brunton para medir corretamente as direções de camada e mergulho do acamadamento, assim como para suas fraturas.

Palavras-Chave: Geologia Estrutural; Minas do Camaquã; Fraturas.
















1. INTRODUÇÃO

1.1 Geologia Regional:

A geologia do Rio Grande so sul pode ser descrita como resultado dediversos processos que ocorreram nas diferentes eras e períodos, os quais são: movimentação e colisão de placas tectônicas, transgressões e regressões marinhas, extrusões de lavas dos vulcões, entre outras. Do Arqueano Precoce aos tempos cenozóicos, foi-se gerando uma crosta cada vez mais diferenciada e mais estável, com predomínio, de modo geral da atividade sedimentogênica sobre as atividadesígneo-metamórficas.
O estado do Rio Grande do Sul é constituído por quatro Províncias Geológico-Geomorfológicas distintas. Essas Províncias, da mais antiga para a mais nova, são o Escudo Sul-riograndense, a Depressão Central, o Planalto e a Planície Costeira (Figura 1.)

(Figura 1: Mapa do Rio Grande do Sul divido pelas suas quatro Províncias Geológicas)


O Escudo Sul-Rio-Grandense tem suaorigem a partir de rochas formadas no período Pré-Cambriano e sofreu muitos desgastes provocados por processos erosivos, as altitudes nesses locais não superam 600 metros. É caracterizado por rochas maciças e de origem plutônica.
A área onde foi feita a saída de campo localiza-se na província Escudo Sul-rio-grandense e se chama Bacia do Camaquã, que é dita como complexa pois no seu registroestratigráfico apresenta rochas sedimentares de origem marinha, eólica e aluvial, assim como se faz presente rochas vulcânicas e vulcanoclásticas das mais varias composições. Os eventos tectônicos que são responsáveis pela formação e deformação das bacias deposicionais, colaboram para essa complexidade. Isso, somado a falta de dados concretos e os afloramentos isolados e relativamente distantes, sem umarelação conlusiva, faz com que existam várias iterpretações para a evolução da “Bacia do Camaquã”. O principal estudo diz que a Bacia do Camaquã deve ser interpretada como um lócus deposicional, no qual ocorreu a superposição de diversos tipos de bacias menores, cuja evolução é caracterizada pela alternância de intervalos em que dominaram eventos deposicionais, com o acúmulo de espessos pacotessedimentares, vulcano-sedimentares e intervalos dominantemente erosionais (Paim et al. 2000). Nas fases de preenchimento, os episódios vulcânicos dominaram, normalmente, na base das unidades de maior hierarquia, seguidos pela deposição de sedimentos predominantemente siliciclásticos. Este contexto dinâmico, envolvendo eventos ígneos, sedimentares e deformacionais gerou um complexo padrão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório de saída de campo Pelotas
  • Relatório saída de campo- CMA
  • Relatório Saída de Campo
  • Relatório de saída de campo
  • Relatório de saida de campo
  • Semae
  • Relatório saída de campo
  • Relatorio saida de campo emater

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!