Relatório de saída de campo parque natural municipal raimundo gonçales malta

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Introdução

Unidades de Conservação são definidas como áreas protegidas, delimitadas, instituídas legalmente, podendo ser de domínio público ou de propriedade privada. O tratamento imposto varia conforme sua categoria de manejo. Além de preservar a biodiversidade, os recursos de fauna e flora, promove a educação ambiental, incentiva pesquisas científicas, proporciona turismo ecológico erecreativo em meio à natureza, e além de tudo gera empregos de forma direta e indireta (MARENZI, 2005).

A Lei n° 9985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e define as duas principais categorias, sendo elas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

A categoria Parque pertence ao grupo de Proteção Integral e tem por objetivo básico apreservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico” (BRASIL, 2000).

Com o intuito de proteger um remanescente florestal, o município de Balneário Camboriú através daadministração municipal pelo decreto n° 2.351 de 1993 criou o Parque Ecológico Rio Camboriú, que em julho de 2006 pelo decreto 2.611 passou a chamar-se Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. (PMBC, 2008).
O Parque possui uma área de 172.625m2 em meio à área urbanizada e junto às margens do Rio Camboriú, compreendendo o Bioma Mata Atlântica e ainda ecossistema de manguezais (PMBC, 2008).
OParque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é um local onde os visitantes desfrutam de educação ecológica informal através do contato com a natureza, tendo oportunidade de contemplar as diferentes espécies vegetais e animais. O local serve de abrigo para espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e pequenos mamíferos.

Problemas Observados / Soluções Propostas

OParque ainda não possui Plano de Manejo, que vem a ser o documento técnico que planeja e ordena as atividades a serem desenvolvidas, portanto ainda não existe Zoneamento. Os limites estão frágeis, as estruturas (construções) estão avançando periodicamente. A sugestão é procurar recursos para a elaboração do Plano de Manejo nos Setores públicos competentes.

O Parque é aberto paravisitação somente no período vespertino, o que é prejudicial para a população, pois, por exemplo, uma escola que deseja levar seus alunos no período matutino não poderá conhecer o local, pois não a funcionamento. A sugestão é a contratação de um funcionário (porteiro) que tenha a função de abrir o local pela manhã.

A Secretária de Meio Ambiente funciona dentro do Parque, fazendo com que o localperca um pouco sua originalidade. A sugestão seria a transferência deste órgão público para outro local e a Casa Sede servisse como uma escola ambiental ou uma sede para os visitantes.

O local é cercado de um lado por área urbana em crescimento e por outro lado está às margens do Rio Camboriú, o que por sua vez torna o local de fácil acesso à caçadores e vândalos. A entrada pelo rio éfacilitada pela existência de um trapiche e os portões de acesso ao Parque são pequenos, frágeis e não cobrem a área toda.

A sugestão é a contratação de seguranças para o período noturno. Dois funcionários poderiam percorrer a área evitando assim possíveis problemas.

Os animais que possuem o Parque como abrigo estão perdendo as características naturais, por serem alimentados porrações e frutos oriundos de fora do Parque. Estes animais estão perdendo a característica selvagem e estão sendo domesticados, até mesmo em termos de horários para comer. Levando em conta o fato de o Parque ser pobre em termos de frutos, sugiro que a plantas nativas sejam plantadas no local e que o alimento seja oferecido no máximo duas vezes na semana, forçando assim o animal a procurar alimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parque natural Raimundo gonçalvez malta
  • Relatório de saída de campo-Parque Indaiá
  • Relatório Saída de Campo de Zooplâncton
  • relatório de saída de campo Pelotas
  • Relatório saída de campo- CMA
  • Relatório Saída de Campo
  • Relatório de saída de campo
  • Relatório de saida de campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!