Relatório de reynolds

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
| Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisCampus de Poços de Caldas |

Ensaio de Reynolds

Aluno:


Agosto de 2012

| Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisCampus de Poços de Caldas |

Ensaio de Reynolds

Pesquisa sobre o experimento de Reynolds disciplina de Hidrulica.

Alunos

Agosto de 2012

Sumário
Conteúdo
1. Objetivo 4
2. Introdução 5
3.Desenvolvimento 6
3.1 Definição de Fluido 6
3.2 O ensaio de Reynolds 7
3.3 Regime permanente ou variado 8
3.4 Escoamento laminar ou turbulento 9
3.5 Vazão 10
3.6 Vazão em Massa 10
3.7 Dedução de fórmula utilizada no cálculo no número de Reynolds 10
4. Materiais Utilizados 11
5. Resultados 12
5.1 Gráfico com valores de Reynolds obtidos 13
6. Conclusão 14
7.Referências Bibliográficas 15

1. Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo relatar o ensaio de Reynolds que visa verificar os diferentes tipos de escoamento de um fluido. Os ensaios foram realizados no laboratório de hidráulica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na matéria de Fenômenos dos Transportes, sob a orientação do Professor Luiz Antônio dos Reis. Através desse ensaio,tem-se como objetivo também colocar em prática a matéria aprendida em sala, e saber usá-la quando preciso for.

2. Introdução
O ensaio realizado na PUC Minas campus de Poços de Caldas satisfaz a necessidade do estudo de comportamento dos fluidos na metodologia dos ensaios.
O experimento, realizado no laboratório de mecânica dos fluidos da universidade, analisa e refaz o experimento realizadopor Reynolds, que comprovou a existência dos regimes de escoamento laminar e turbulento.
Esse estudo tem um enorme significado para a importância do regime do escoamento no dia a dia de um engenheiro civil, que pode vir a ser auxiliado em projetos que envolvem instalações hidráulicas ou drenagens. A determinação do regime e seus consequentes resultados no escoamento dos fluidos são essenciaispara futuros projetos neste campo.

3. Desenvolvimento

Para facilitar a apresentação dos fenômenos envolvidos e conduzir o leitor ao entendimento do trabalho apresentado, os fatores considerados relevantes serão apresentados na forma de tópicos, mostrados a seguir.

4.1 Definição de Fluido

A matéria no estado líquido ou no estado gasoso é chamada de fluido. Fluido é uma substânciaque não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que o contém, e que se estiver em repouso não resiste a tensões de cisalhamento. O líquido pode possuir propriedades mecânicas, onde a ação de uma força exterior sobre o líquido de curta duração poderá mostras propriedades elásticas. Quando a ação de uma força sobre o líquido for prolongada, em lugar de propriedades elásticas, o líquidomostrará ter um comportamento fluído.
As propriedades dos líquidos como fluído são: admitem superfície livre, são incompressíveis e indilatáveis. Já os gases não admitem superfície livre, são compressíveis e dilatáveis.
Um fluido é dito compressível quando ao sofrer a ação da pressão seu volume reduz à medida que a pressão aumenta. Estudar o fluido é complicado devido aos fenômenos causados pelaviscosidade, que produz resistência ao movimento causado pela força de cisalhamento em partículas.

4.2 O ensaio de Reynolds

A experiência de Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de umfluido colorido (corante).
Seja um reservatório com água como ilustrado na Fig.1. Um tubo de vidro, em cuja extremidade é adaptado um convergente, é mantido dentro do reservatório e ligado a um sistema externo que contém uma válvula que tem a função de regular a vazão. No eixo do tubo de vidro é injetado um líquido corante que possibilitará a visualização do padrão de escoamento.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de reynolds
  • Relatorio Reynolds
  • Relatório de Reynolds
  • RELATÓRIO DE REYNOLDS
  • relatório de Reynolds
  • Relatorio Osborne Reynolds
  • relatorio de aula pratica Reynolds
  • Relatório Experimento de Reynolds

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!