Relatório de quimica

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
Capa

Resumo

No presente trabalho é proposto um experimento simples, de baixo custo, seguro e pode ser feito na sala de aula e até mesmo em casa. Consiste em determinar o tempo de combustão de uma vela em um recipiente.

Introdução

A combustão consiste na reação química entre dois ou mais reagentes (combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor. Assim,todas as reações de combustão são extremamente exotérmicas.
Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.
Combustível - É toda substancia capaz de queimar e alimentar a combustão. Ele serve de campo de propagação ao fogo. Os combustíveis podem ser, sólidos, líquidos ou gasosos.
Comburente - É o elementoque dá vida às chamas, e intensifica a combustão. O mais comum é que o oxigênio desempenhe este papel, porem não é o único, existindo outros gases.
Calor - Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico. É a condição favorável causadora da combustão.
A parafina é um derivado do petróleo. Possui propriedades termoplásticase de repelência à água e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de queijos e frutas.
Por sua propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas.Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, papel de carbono, tintas, pinturas etc. É comumenteencontrada com aparência de cera sólida branca, sem odor, sem gosto e com ponto de fusão típico entre 47°C e 65°C. É insolúvel em água mas solúvel em dietil-éter, éter, benzeno e em certos ésteres. A Parafina não reage com a maioria dos reagentes químicos mais comuns, mas queima rapidamente.

Material e métodos

Materiais e reagentes
* 1 vela
* Fósforos
* Régua
* Cronometro
*Béquer de 100 ml

Procedimento experimental

Examinou-se atentamente a vela que encontrou-se sobre a bancada. observou-se durante 10 à 15 minutos. Acendeu-se a vela e observou-se durante o mesmo período de tempo e Anotou-se o Maximo de observações possível. Emborcou-se sobre a vela acessa um béquer vazio, Anotou-se as observações. Acendeu-se novamente a vela e passou-se o dedo à uns cincocentímetros acima da vela e pelo meio da chama, Anotou-se as observações.

Resultado e discussão

A vela apagada mede 8,5 cm, branca e esta intacta, sem apresentar nem uma reação aparente, após acessa a vela passa a reduzir seu tamanho pela reação de combustão que à consome e passa a liberar os produtos da combustão água e gás carbônico e energia térmica.
Quando colocamos o béquer sobre a vela, nodecorrer de 7 segundos a chama se apaga, pois a combustão consome todo o oxigênio presente no sistema. É notável a formação de foligem no fundo do béquer que é o produto da queima da vela que é o gás carbônico e água que por se condensa apresenta-se como um pó negro.
Ao colocarmos o dedo acima da chama observa-se a liberação de energia em forma de calor. Quando mais próximo do centro da chama maioro calor emitido. Quando assopramos levemente a vela ouve o desvio da chama pelo movimento do vento.

Conclusão

Conclui-se que na vela ocorre a reação de combustão, onde para ocorrer necessita de oxigênio, calor e um combustível para ocorrer, o produto dessa reação é a liberação água, gás carbônico e energia térmica que fica presa no fundo do béquer em uma forma solida. Quando cobrimos a velacom o béquer, o béquer transforma um sistema aberto em um sistema fechado, com isso, não há como o oxigênio se renove dentro do béquer levando a vela a se apagar quando todo o oxigênio é consumido, o fato de passarmos o dedo sobre a chama mostra que quando mais próximo de fonte de calor maior e o calor emitido e ao se afastar o calor diminui pela sua dissipação.

Apêndice

* Qual as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • relatorio de quimica
  • Relatorio Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!