RELATÓRIO DE QUIMICA AS REAÇÕES QUÍMICAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
INTRODUÇÃO TEÓRICA
As reações químicas obedecem a duas leis: as ponderais e as volumétricas.
As leis ponderais estudam as relações entre a massa dos reagentes e a massa dos produtos numa reação. As principais leis ponderadas são: as leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton.
A lei de Lavoisier, ou da conservação da massa, como é conhecida, diz que a massa dos reagentes, numsistema fechado, é igual a massa dos produtos, obedecendo a frase que diz: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
A lei de Proust, ou das proporções constantes, diz que a proporção com que os elementos se combinam para formar uma substância é sempre constante: [4]
Reagente I Reagente I Produto
Reação química entre óxido de cálcio com água originando hidróxidode cálcio, onde a soma das massas dos reagentes é igual a massa do produto.
Reação química em proporções constante entre magnésio e oxigênio formando óxido de magnésio o hidróxido de cálcio.
Já a lei de Dalton, conhecida como lei das proporções múltiplas, diz que uma mesma massa de uma determinada substância pode se combinar com massas diferentes de outras para formar produtosdiferentes:
As leis volumétricas têm como objetivo o estudo dos volumes das substâncias gasosas que participam de uma reação química.
Basicamente as leis volumétricas atendem a uma única lei formulada por Gay-Lussac, nela tem-se que em mesmas condições, de temperatura e pressão, os volumes dos reagentes e dos produtos numa reação estão em uma proporção de números pequenos einteiros.
As reações químicas são ainda classificadas em quatro diferentes tipos:
Reação de síntese: são aquelas representadas genericamente por uma do tipo A + B AB, onde AB podem ser substâncias simples ou compostas, formadas a partir da combinação dos seus reagentes. Porém quando os reagentes são simples denominamos reação de síntese total, quando pelo menos um dos reagentes é compostochamamos de síntese parcial; [7] Reação de análise ou decomposição: são aquelas em que uma única substância é decomposta em duas ou mais substâncias distintas, sendo representado genericamente por uma equação do tipo AB A + B, onde AB pode ser substância simples ou composta. Essas por sua vez são divididas em três tipos: pirólise, eletrólise e fotólise que são provocadas por calor, eletricidade e luzrespectivamente; Reação de deslocamento ou simples troca: são aquelas nas quais uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma substância simples e outra composta, são representadas genericamente por uma equação do tipo A + BC AC + B, em que o elemento A é mais reativo que o seu íon correspondente, onde BC e AC são substâncias compostas, enquanto A e B são substânciassimples. A reatividade dos elementos é observada através das seguintes filas de reatividade
Reação de dupla troca: ocorrem entre duas substâncias compostas. Nestas reações, conforme ilustra a equação genérica A+B- + C+DAD + BC, duas substâncias trocam entre si dois elementos: os extremos unem-se entre si, ocorrendo o mesmo com os elementos centrais por consequência da oposição das cargas decada elemento. O resultado dessa reação sempre apresentará a formação de um produto insolúvel (sal ou base), ou um produto gasoso (ácido ou base) ou um produto menos ionizado (ácido ou água)


OBJETIVO

Testar a reatividade de várias combinações químicas;
Predizer os produtos de uma reação química;
Balancear uma equação química;
Definir a ocorrência de uma reação química;
Classificar reaçõesquímicas de acordo com as mudanças ocorridas.



























Materiais e Reagentes
Ácido Sulfúrico concentrado
Papel tornassol azul
Bico de Bunsen
Ferro (pregos)
Fita adesiva
H3C6H5O7 (ácido cítrico)
NaHCO3 (bicarbonato de Sódio)
NaHSO3 (bissulfito de sódio)
Proveta
Sacarose (açúcar comum)
Solução de CuSO4 0,3 mol/L
Solução de Fe(NO3)3 0,1 mol/L
Solução de NH4OH 0,5 mol/L
Solução de NH4OH...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório quimica reações quimicas
  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatorio quimica
  • relatorio quimica
  • Relatório de química experimental
  • Relatório reaçoes quimicas
  • RELATÓRIO: REAÇÕES QUÍMICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!