Relatório de Química - Vidrarias

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
Universidade Federal Do Maranhão - UFMA
Centro De Ciências Exatas E Tecnologia - CCET
Bacharel Em Ciência E Tecnologia
Turma IA matutino; Prof. Maira
Aluna: Aline Mayara Santos Costa

Relatório de Química Experimental - I
Vidrarias

Resumo
Na visita ao Laboratório, foram vistas inúmeras vidrarias e materiais que servem para o manuseio e experimentação de processos químicos, os mesmosque interiormente conhecemos na aula teórica. Dessa forma as análises proporcionaram o conhecimento dos equipamentos básicos de um laboratório, suas imprecisões e suas aplicações específicas.
Introdução
O experimento foi realizado com o intuito de identificar, manusear e verificar a precisão das vidrarias laboratoriais, de forma que ficaríamos cientes dos erros que poderiam ocorrer e assimevita-los. Erros esses que poderiam ser técnicos, como a própria imprecisão das vidrarias, como também atrelados às falhas humanas. Os erros mais cometidos, nesse caso, são os de paralaxe (leitura incorreta do volume dos líquidos).
Conseguimos então, de acordo com os cálculos e medições, valores mais precisos, para os equipamentos volumétricos.

Materiais e Métodos
Utilizamos: Pisseta, balança,béquer, proveta, pipeta volumétrica, erlenmeyer, balão volumétrico, bureta, rolha de borracha, candinho de porcelana, rolha de vidro, conta-gotas, e água para realizar todas as experiências.
Nosso trabalho consistiu em dez procedimentos experimentais. Nos sete primeiros utilizamos medidas de volume e nos últimos, medidas de massa.
Verificamos a precisão das leituras de uma vidraria para aoutra e com esse objetivo, realizamos os quatro seguintes procedimentos.

No primeiro, medimos 50 ml de água em um béquer e transferimos para o erlenmeyer. Em seguida transferimos para a proveta fazendo a leitura dos volumes de uma vidraria para a outra.

No segundo procedimento medimos 50 ml de água na proveta graduada e transferimos para o béquer, em seguida o erlenmeyer. Verificamos aprecisão de uma passagem para a outra e colocamos os três aparelhos em ordem crescente de precisão.

No terceiro, usando a pipeta volumétrica com 25 ml de água e transferimos para a proveta. Comparamos depois a precisão das escalas.

Por fim, no quarto procedimento, enchemos o balão volumétrico com água e transferimos o volume para a bureta, verificamos o resultado e em seguida transferimos o volumepara o erlenmeyer comparando a precisão das escalas.

O quinto procedimento experimental consistiu em controlar volumes variáveis em uma pipeta graduada, para isso utilizamos a mesma e, com água, transferimos o volume para tubos de ensaio com 1, 2, 5, 1.5, 2.7, 3.8, e 4.5 ml.
No procedimento seis pesamos um béquer seco de 100 ml em duas casas decimais. Em seguida, utilizando a proveta,meçamos 20 ml de água destilada e colocamos no béquer já citado. O pesamos novamente e repetimos o procedimento para calcular possíveis erros nos dados.
No último procedimento com medidas de volume, utilizamos o béquer previamente pesado na experiência anterior, realizamos a mesmo processo, desta vez com uma pipeta volumétrica de 20 ml e verificamos as falhas obtidas com os resultados.
Na primeiraexperiência com medidas de massa (oitavo procedimento) separamos uma rolha de borracha, um candinho de porcelana e uma rolha de vidro. Estimamos o valor da vidraria mais pesada e da mais leve, depois os pesando, comparamos os valores.
No nono procedimento pesamos em um béquer pequeno (50 ml), em seguida com ajuda do conta-gotas adicionamos 50 gotas de água destilada e pesamos o conjunto.com ointuito de encontrar o número aproximado de gotas em um milímetro, ou o volume da gota de água.
Resultados e discussão
MEDIDAS DE VOLUME
A seguir o resultado dos sete primeiros experimentos, onde trabalhamos medidas de volume, para discussão.
Obs.: Todos os procedimentos foram feitos no mínimo três vezes para a obtenção de valores com a menor margem de erro.
I) Na primeira transferência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Química
  • Relatório de Química Vidrarias
  • Relatório Química vidrarias
  • Relatório de química
  • relatorio quimica vidrarias
  • Quimica geral relatório de vidraria
  • Relatório de Química Experimental
  • relatorio de quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!