Relatório de química - produção de aspirina

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
RESUMO

O objetivo deste trabalho é obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. A reação acontecerá na presença de ácido sulfúrico que atua como catalisador.

INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico é uma substância ativa no medicamento conhecido como aspirina, esta substância pertence ao grupo de substânciasantiinflamatórias não-esteróides, sendo eficazes no alívio de dor, febre e inflamação, ou seja, tem propriedades antitérmicas, antiinflamatórias e analgésicas.
Para a síntese do acido acetil salicílico, é necessário que ocorra uma acetilação do ácido salicílico(I). A acetilação consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com anidrido acético(II), sendo que o ácido acético (III) éeliminado. Para que a reação ocorra, utiliza-se gotas de ácido sulfúrico como catalisador.
Na síntese dessa substância e de outras, percebemos a importância de produtos petroquímicos, pois ela utiliza produtos como o fenol que é obtido industrialmente através do benzeno sendo então o material de partida para a síntese do acido salicílico. O ácido salicílico (ácido hidrobenzóico) é um compostobifuncional. Sendo também um fenol (hidroxibenzeno) e um ácido carboxílico e, na presença de anidrido acético, forma-se ácido acetilsalicílico (aspirina).
Síntese é um processo pelo qual ao fazer reagir dois ou mais reagentes diferentes, naturais ou não, se obtém um produto com características distintas dos reagentes que lhe deram origem. Ao produto que se obtém do processo de síntese dá-se o nomede produto de síntese ou produto sintético. No final de um processo de síntese raramente se consegue obter um produto sintético puro a 100%, isto porque é muito provável que ao longo de um processo de síntese ocorram reações laterais não desejáveis assim como é também possível que a própria reação de síntese não seja completa, desta maneira os reagentes podem ficar misturados com o produtosintetizado.
Devido a este fato é necessário proceder a uma purificação dos produtos após o processo de síntese, para que se obtenha um produto puro. Neste caso, se o objetivo fosse obter ácido acetilsalicílico completamente puro deveríamos proceder a uma recristalização visto que o produto sintético é sólido. A purificação dos compostos cristalinos impuros formados na acetilação é feito a partir de umsolvente, e é conhecida por recristalização, que consiste em um aquecimento e em seguida um lento resfriamento, e isso possibilita a disposição das moléculas em cristais. O ácido salicílico é preparado industrialmente pela reação de fenol com dióxido de carbono. O fenol, por sua vez, é preparado a partir do benzeno, que é uma das sete matérias-primas principais da indústria química orgânica.MATERIAIS E METODOLOGIA

materiaIS e reagentes:

- Béquer de 250 e 100 mL
- Bastão de vidro
- Papel de filtro
- Espátula
- Pipeta de Pasteur
- Etiquetas
- Placa de Petri
- Pisseta
- Proveta de 25 e 10 mL
- Kitazato
- Trompa de Vácuo
- Funil de Bucher
- Ácido salicílico (C7H6O3)
- Ácido sulfúrico (H2SO4)
- Anidrido acético (C4H6O3).

PROCEDIMENTO:

Em um béquer de 100 mLcolocou-se cerca de 3,0g de ácido salicílico logo após foi adicionado cerca de 6 mL de anidrido acético juntamente com 6 gotas de H2SO4 concentrado, , que servirá como doador de próton, para processar a reação mais rapidamente. A mistura foi aquecida em banho-maria durante 10 minutos, ao longo do aquecimento o sistema foi agitado com um bastão de vidro. Ao remover o béquer foram acrescentados 30 mLde água destilada a mistura. Esperou-se que o béquer esfriasse ao ar para que fosse observada a formação de cristais. Após a formação dos cristais filtrou-se a solução utilizando o funil de Buchner. O filtrado foi deixado ao ar livre para que secasse. Após a secagem pesou-se o produto e determinou seu rendimento percentual.



RESUTADOS E DISCUSSÃO

O processo de síntese da aspirina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de quimica inorgânica
  • Relatório Aspirina
  • Relatório Aspirina
  • Relatório aspirina
  • Relatório de química anhanguera sbo engenharia de produção
  • Química orgânica
  • Relatorio sintese aspirina
  • Relatorio Sobre Analise da Aspirina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!