Relatório de química- estudando um ovo (densidade e dimensões)

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Introdução

Na determinação de compostos podendo ser de qualquer tipo desde uma sequência genética a uma sequência de aminoácidos. O Biólogo precisa não apenas coletar o material e coloca-lo em um instrumento é necessário realizar processos de purificação do material, já que este muitas vezes é uma matriz complexa e impura. Isto envolve vários procedimentos de dissoluções, recristalizações,filtração ou centrifugação e métodos de secagem. Para se adquirir o aproveitamento máximo da amostra em questão deve-se colocá-lo no veículo apropriado, solvente ou suspensão na temperatura e dosagem correta.
Cada substância pode ter um solvente diferente, alguns podem ser hidrofílicos, outros hidrofóbicos. Alguns se dissolvem melhor em um solvente alcoólico, existem aqueles que só se solubilizamem óleo. É preciso descobrir qual o melhor veículo a se usar para determinada substância, se este vai solubiliza-la sem modificar sua composição ou interferir em seu grau de pureza.
A temperatura tem grande influência no processo de purificação, pois, algumas substâncias são solúveis em determinado solvente como a água, porém somente quando ela está a uma temperatura elevada acontece àsolubilização em uma temperatura menor não ocorre a sua solubilização. Por exemplo: O composto que é encontrado com a mistura da solução de cloreto de ferro III hexa-hidratado mais a solução de Oxalato de Potássio, representado a seguir: FCl3.6H2O(aq) + 3K2C2O4(aq) ----> K3[Fe(C2O4)3].nH20 + 3KCl .
A baixa temperatura este composto cristaliza e somente volta à fase líquida se for diluído em águaquente.
A pureza de qualquer material é de extrema importância para se obtiver um resultado mais exato possível, quanto mais vezes o processo de purificação for realizado mais livre de interferências será o resultado da pesquisa. Serve para se isolar de impurezas o composto desejado.








Objetivos

Descobrir e aprender potencialidades e uso adequado de materiais e instrumentos defiltração á vácuo, maceramento com pistilo e almofariz e uso de chapa de aquecimento, além de métodos de dissolução e cristalização de amostras para purificação. Deixando o composto mais livre de impurezas que possam interferir no resultado final tendo assim uma maior confiabilidade. Na parte 1 do experimento o objetivo foi preparar as soluções que foram utilizadas no experimento, purificar o sólidoobtido da mistura das soluções e triturar o sólido purificado (Síntese do produto) e na parte 2 o objetivo foi determinar a porcentagem de água que o sólido purificado e triturado ainda possuía.

Obs. Deixar o sólido o menos tempo possível em contato com o ar, devido á sua tendência de absorver água do ambiente. Isto interfere na pesagem das massas.



Materiais

- Becker

- Quitassato- Funil de Buchner

-Pistilo e Almofariz

-Pisseta

-Proveta

-Pipeta de Pasteur

-Papel de Filtro

-Bagueta de Vidro

-Balança Analítica

-Chapa de Aquecimento

-Cloreto de Ferro III Hexa-Hidratado

-Oxalato de Potássio

-Bacia e Gelo

Metodologia



Parte 1: Síntese do Produto

1. Primeiro foi preparado á quente 8 ml de solução de Fe+3 na concentração 0,145 g/mlde água, sabendo-se que a substância de partida é cloreto de ferro III hexa-hidratado, foi preciso pesar 5,6128g da substância.



2. Foi preparado uma solução de oxalato de potássio, dissolvendo 12,0 g dessa substância em 20 ml de água quente.



3. Em seguida foi misturado a quente as soluções produzidas anteriormente, formando um novo composto de coloração verde. Deixamos amistura esfriar até a temperatura ambiente.



4. Após a mistura atingir a temperatura ambiente esta foi colocada na bacia com gelo, mantendo a mesma em temperatura baixa até a cristalização completa do produto. O líquido sobrenadante foi decantado.



5. Em seguida o sólido obtido foi dissolvido novamente em 20 ml de água quente e reprecipitado, resfriando a solução a 0ºC em gelo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório de química
  • Relatorio Quimica
  • RELATORIO DENSIDADE
  • Relatório Química
  • Densidade do leite/relatorio de quimica
  • Relatorio Química Experimental
  • Relatório densidade de substâncias químicas
  • Relatorio química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!